Sargento Neto denuncia irregularidades no Curso de Formação de Soldados da PM

Após tomar conhecimento da falta de coletes, armas e do descumprimento do edital do concurso, através da imprensa e dos próprios alunos do Curso de Formação de Soldados da Policia Militar da Paraíba, o vereador Sargento Neto do PRTB, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, para mais uma vez, lamentar e alertar aos paraibanos, bem como, aos membros da Policia Militar da Paraíba, que o Governo do Estado, mais uma vez, demonstra falta de compromisso com a segurança Pública, e não cumpre nem com o próprio edital do concurso.

Na tribuna, o parlamentar destacou que, não é de hoje, que a cúpula da segurança pública de nosso Estado, trata os alunos e policiais com descaso. “Já não bastava a precariedade e defasagem salarial, bem como, falta de armamentos, coletes, viaturas, combustível etc… Agora são os alunos que estão em formação, que gritam por melhor condição e infraestrutura básica, para quem brevemente estará nas ruas combatendo a criminalidade” lamentou.

De acordo com o vereador, os alunos continuam a trabalhar desarmados, sem colete balístico e quando têm, estão vencidos.  Sargento Neto lamentou também que, o Estado ainda vem descumprindo regras do edital. “Segundo o Edital, o curso deveria ter duração de 09 meses, com início em 1° de setembro de 2016, e deveria ser concluído em maio 2017, mas, com as suspensões e paralizações, a previsão de encerramento vai meados de dezembro deste ano” destacou Sargento Neto.

O curso de formação de soldados da PMPB, atualmente esta preparando 315 homens, em um prazo de 15 meses e diante deste fato, além do número de alunos serem insuficientes para suprir a necessidade do Estado, que hoje chega a um déficit de mais de 10 mil Homens, ou até mesmo, para substituir o número de aposentados ou afastados do serviço por outros motivos, agora os alunos se deparam com uma carga horaria, que extrapola até mesmo a Matriz curricular estabelecida pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que possui 35 disciplinas com carga horária total de 908h. “Aqui a Polícia Militar da Paraíba, possui uma malha excessivamente extensa, com 54 disciplinas e (1300h), contrariando a orientação que é base para todas as formações dos profissionais de segurança pública do país”. Denunciou Sargento Neto.

Segundo Sargento Neto, o Governador Ricardo Coutinho, se espelha muito sobre as ações do Estado de Pernambuco, mas, as coisas aqui andam muito devagar e sem solução. “Queria que o Governador copiasse de fato e de direito nas ações do vizinho estado, mas, que também copiasse o que da certo por lá, pois, o Curso de Formação da PM de Pernambuco formou em (06) seis meses, 1.400 homens, e em um ano mais de Três mil, e aqui na Paraíba, para formar 315 alunos, o Curso de Formação de Soldados da Policia Militar da Paraíba, passa 15 meses” Asseverou o parlamentar.

Ainda na Tribuna, o vereador lamentou a ausência de respostas e soluções, ao documento protocolado por ele, e entregue ao Governador, bem como, ao Secretário de Segurança do Estado, contendo diversas sugestões e apelos da categoria. “Em fevereiro deste ano, realizamos uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Campina Grande, e junto aos diversos seguimentos e associações de defesa dos Policiais Militares e servidores da Segurança Pública do Estado, formulamos um documento, que foi entregue pessoalmente no Gabinete do Governador, e até hoje, nada de resposta ou soluções aos problemas foram efetivados, ou sequer respondidos”. Lamentou Sargento Neto.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria