Seca: Vereador denuncia que comporta aberta do Açude de Galante está desperdiçando água

vaninho_aragaoO vereador professor Vaninho Aragão está protestando contra a abertura da comporta do Açude “José Rodrigues” de Galante, em Campina Grande, num momento em que não há garantias de inverno e de reposição das águas neste ano de 2014 e possivelmente somente em 2015. As águas estão escoando livremente pela comporta do reservatório de Galante, conforme a denúncia. Ele apresentou requerimento de número 2.377/2013 na Câmara Municipal denunciando o problema e cobrando providências das autoridades.

Galante é um dos seis distritos de Campina Grande, na Paraíba. Localiza-se no extremo leste do município. O distrito, localizado a 12 km de Campina Grande, tem cerca de 10 mil habitantes, mas em época de ‘São João’, vê sua população triplicar com o ‘público itinerante’ das festas juninas.

Foi aberta a comporta do açude causando enormes protestos da população de Galante e região, que tem no reservatório a fonte para o desenvolvimento de piscicultura e para outros usos da população.

De acordo com o parlamentar dezenas de pessoas têm usado a Rádio Galante FM criticando a continuidade da comporta aberta. O açude tem uma capacidade máxima de 22 milhões de metros cúbicos, e está com algo em torno de 14.674.950 milhões de metros cúbicos. Este açude ainda não chegou a sua capacidade máxima, e é adotada essa medida num momento de grande preocupação da população com dois anos seguidos sem inverno. Hoje o açude, conforme levantamento da AESA está com apenas 65,7 por cento de sua capacidade.

Várias famílias utilizam o açude para a prática de piscicultura como a única alternativa de sustento, mas essa atividade está ameaçada, o que tem causado protestos e revolta por parte de todos.

Ele acredita que 99,9 por cento da população de Galante e região é contra a abertura da comporta, fazendo-se necessária a adoção de providências imediatas, inclusive se for o caso ouvir com urgência o povo e fechar a comporta imediatamente, inclusive ouvir os pescadores que têm no açude o seu único meio de vida e mesmo para garantir o abastecimento humano e animal.

O professor Vaninho Aragão está fazendo apelo ao Ministério Público, à direção da AESA e ao governador Ricardo Coutinho para suspender imediatamente esse desperdício.