Sessão especial é realizada na CMCG para comemorar Dia da Juventude

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã dessa quinta-feira (10), através da propositura do vereador Anderson Maia, uma sessão especial para discutir sobre o os desafios encarados pelos jovens atualmente, acesso à educação e conscientização para suas responsabilidades na sociedade.

O propositor da sessão relembrou a lei Nº 6.240, de sua autoria, que institui a Semana Municipal da Juventude com o objetivo de debater melhoria na qualidade de vida dos jovens campinenses. Ele ainda cobrou do poder público a execução de programas sociais que estimulem o desenvolvimento. “Como cidadão e vereador eu entendo como essas discussões são importantes para fazer uma sociedade mais justa. Temos compromisso com a juventude de Campina com projetos já desenvolvidos e voltados para jovens”, disse Anderson Maia.

De acordo com o representante da Secretaria Juventude, Esporte e Lazer do Estado da Paraíba, Iago Sarinho , a partir das políticas educacionais e de juventude, com demandas da sociedade civil é possível trazer benefícios, mas o Poder Executivo e Legislativo deve garantir o conhecimentos do Estatuto responsável por essa área. “É um instrumento recente e com carências de implementações e recursos, se faz necessário que o Estatuto da Juventude seja conhecido para elaboração de demandas pelos poderes”, afirmou.

Ao longo da sessão os jovens presentes tiveram espaço na tribuna para expressar sobre suas vivências, objetivos e questionamentos sobre educação, segurança, saúde e programas assistenciais para a juventude. A representante dos estudantes das escolas estaduais do município, Nágila Sousa, destacou sobre a fragilidade da segurança pública nas escolas. “Precisamos de mais eventos voltados para o desenvolvimento do público jovem, em plena semana da juventude e não tivemos nada sobre isso. Também peço pela segurança nas nossas escolas”, pediu.

Estiveram presentes na sessão representantes do Conselho da Juventude, Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Diretores e professores de escolas estaduais e municipais do município, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Estadual de Esporte, Juventude e Lazer, CTB, Projeto Classe A, UEPB, Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), parlamentares da Casa de Félix Araújo e população campinense.

Dirp./CMCG