Transposição: Vereadores vão à Brasília cobrar fiscalização na construção irregular de barragens no Rio Paraíba

Transposição: Vereadores vão à Brasília cobrar fiscalização na construção irregular de barragens no Rio Paraíba

 

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC), vice-presidente, juntamente com a presidente vereadora Ivonete Ludgério, e outros parlamentares, com assento na Câmara Municipal de Campina Grande, vão à Brasília, na próxima terça-feira, conversar com os deputados federais e senadores, a fim de solicitar o empenho dos mesmos no Ministério da Integração Nacional, no Ministério Público Federal, na Agência Nacional das Águas, no DNOCS e outros órgãos. A iniciativa visa pedir apoio para a fiscalização na construção irregular de barragens ao longo do Rio Paraíba que estão prejudicando o livre curso do rio para a chegada das águas da Transposição do São Francisco ao Açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 municípios.

Márcio visitou todo o percurso do Rio Paraíba que é usado para realizar a Transposição do São Francisco levando água de Monteiro até Boqueirão. Ele fez essa visita para verificar se algumas construções feitas no leito do Rio estão prejudicando ou não a vazão de água que chega ao açude Epitácio Pessoa.

Explicou que a sua preocupação está sendo levada a instituições responsáveis pela fiscalização da Transposição. “Estive visitando trechos da transposição do Rio São Francisco, solicitei através de Requerimento em caráter de máxima urgência, providências ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Estadual, ao DNOCS, a AESA, e ao Ministério da Integração Nacional, acerca da construção de barragens com passagem molhada no Rio Paraíba, que estaria represando as águas da Transposição do Rio São Francisco”.

O vereador propôs que a vistoria seja feita constantemente para evitar construções irregulares e que medidas simples auxiliem os ribeirinhos e os cidadãos que precisam das obras de passagem e também o uso da água. “Proponho que a vistoria dos órgãos referidos seja realizada ao longo do Rio Paraíba, a fim de constatar casos de construção irregular de barragens que possa impedir o fluxo da água da Transposição e a adoção de medidas cabíveis”.

Marcio Melo foi acompanhado de vários técnicos com capacidade técnica, como o ex-presidente da AESA, Isnaldo Cândido.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar