‘Uma causa de todos’, diz Lucas Ribeiro sobre Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

‘Uma causa de todos’, diz Lucas Ribeiro sobre Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Oficializado pela Lei Nº 11.133, de 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, chamando a atenção da sociedade e autoridades para as demandas deste segmento, que representa uma faixa expressiva da população brasileira. De acordo com o Ministério da Justiça, citando dados do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

Sobre a data, o vereador Lucas Ribeiro (PP) afirmou nesta terça-feira que a luta da pessoa com deficiência deve ser, na verdade, uma causa de todos. “Não podemos mais admitir que o mundo em que vivemos continue excluindo cidadãos por conta de alguma deficiência. As barreiras ainda existentes, e elas são muitas, têm origem muito mais nas nossas atitudes e omissões que propriamente em empecilhos físicos”, ponderou.

O parlamentar, que atualmente exerce seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal, lembrou que a defesa de ações inclusivas e de garantia de direitos de pessoas com deficiência e doenças raras têm sido uma das suas principais bandeiras de atuação. Recentemente, o poder legislativo aprovou dois projetos de autoria de Lucas voltados para o segmento.

Um deles garante destinação preferencial às famílias de pessoas com deficiência e portadores de doenças raras nos andares ou pavimentos com melhores condições de acessibilidade nos imóveis entregues através de programas habitacionais do Município. O segundo estabelece a realização de censo e cadastro das pessoas com deficiência e portadores de doenças raras em Campina Grande.

Por proposta de Lucas, a Câmara Municipal abriu espaço em agosto para uma tribuna livre que ouviu familiares de crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e é de sua autoria a lei que instituiu o Dia Municipal das Pessoas Doenças Raras. “São algumas iniciativas que já implementamos, e nossa intenção é continuar trabalhando por este segmento da população, que precisa ter seus direitos integralmente respeitados e cumpridos”, completou o vereador.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar