‘Uma causa de todos’, diz Lucas Ribeiro sobre Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Oficializado pela Lei Nº 11.133, de 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, chamando a atenção da sociedade e autoridades para as demandas deste segmento, que representa uma faixa expressiva da população brasileira. De acordo com o Ministério da Justiça, citando dados do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

Sobre a data, o vereador Lucas Ribeiro (PP) afirmou nesta terça-feira que a luta da pessoa com deficiência deve ser, na verdade, uma causa de todos. “Não podemos mais admitir que o mundo em que vivemos continue excluindo cidadãos por conta de alguma deficiência. As barreiras ainda existentes, e elas são muitas, têm origem muito mais nas nossas atitudes e omissões que propriamente em empecilhos físicos”, ponderou.

O parlamentar, que atualmente exerce seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal, lembrou que a defesa de ações inclusivas e de garantia de direitos de pessoas com deficiência e doenças raras têm sido uma das suas principais bandeiras de atuação. Recentemente, o poder legislativo aprovou dois projetos de autoria de Lucas voltados para o segmento.

Um deles garante destinação preferencial às famílias de pessoas com deficiência e portadores de doenças raras nos andares ou pavimentos com melhores condições de acessibilidade nos imóveis entregues através de programas habitacionais do Município. O segundo estabelece a realização de censo e cadastro das pessoas com deficiência e portadores de doenças raras em Campina Grande.

Por proposta de Lucas, a Câmara Municipal abriu espaço em agosto para uma tribuna livre que ouviu familiares de crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e é de sua autoria a lei que instituiu o Dia Municipal das Pessoas Doenças Raras. “São algumas iniciativas que já implementamos, e nossa intenção é continuar trabalhando por este segmento da população, que precisa ter seus direitos integralmente respeitados e cumpridos”, completou o vereador.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria