Vereador alerta para risco de colapso e necessidade de racionamento em Campina Grande

Alexandre_sindO vereador Alexandre do Sindicato (PTC) afirmou que a necessidade de racionamento de água na cidade é uma realidade que não pode mais ser disfarçada. “A situação é preocupante, ainda mais quando a gente ouve especialistas falarem sobre nossa situação hídrica. Tenho ponderado na Câmara sobre a necessidade urgente de racionamento”, disse.

Segundo o parlamentar, o quadro é muito mais crítico do que o Governo do Estado tenta fazer crer. “Não se pode mais maquiar a situação de Boqueirão.

No último racionamento, a situação era de menor gravidade e houve o racionamento. Hoje, vivemos uma situação mais crítica e nada é feito por parte das autoridades. “Precisamos de providências que nos tragam o mínimo de tranqüilidade”, ponderou.

Os índices volumétricos do açude Epitácio Pessoa, manancial que é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 19 municípios da região do Compartimento da Borborema, está agora muito abaixo da margem de segurança para o abastecimento das cidades que hoje dependem das águas desse reservatório.

boqueirao 045Atualmente, o reservatório está com  um pouco mais 202 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 49% da sua capacidade total. Por dia Boqueirão perde cerca de um centímetro de água, o que equivale a 280 mil metros cúbicos.

Em março deste ano os parlamentares de Campina Grande fizeram uma visita ao açude para contatar a real situação do manancial. E um documento com o relatório da visita foi enviado para os deputados federais que compõem a bancada paraibana no congresso e para os principais órgãos de fiscalização do estado.

Pelos cálculos dos órgãos que monitoram o Açude Epitácio Pessoa, a exemplo da AESA, no decorrer de 2012 o manancial sofreu uma redução de 120 milhões de metros cúbicos de água. Isso significa, em tese, que o atual volume seria suficiente para abastecer Campina Grande e região por mais dois anos.

 




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar