Vereadores aprovam audiência pública sobre desassoreamento do Açude Boqueirão

Vereadores aprovam audiência pública sobre desassoreamento do Açude Boqueirão

Vereadores aprovam audiência pública sobre desassoreamento do Açude Boqueirão

Na manhã dessa quinta-feira (20), durante a 79ª sessão ordinária, os parlamentares aprovaram o requerimento proposto pelo vereador Nelson Gomes para realização de uma audiência pública que pretende discutir as obras de desassoreamento do açude Epitácio Pessoa, Boqueirão.

O requerimento ainda sugere o convite de representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal, para juntos buscar soluções que sejam colocadas em prática urgentemente. Além disso, recomenda a participação dos dezenove prefeitos dos municípios que também recebem as águas do reservatório, para que possam disponibilizar equipamentos durante esse trabalho.

Campina Grande e outras 19 cidades na região da Borborema são abastecidas pelo Açude Boqueirão e estão enfrentando um regime de racionamento desde dezembro de 2014. Atualmente o volume de água é o pior nível histórico registrado desde a sua fundação, contando com apenas 6% de sua capacidade total.

O desassoreamento consiste na remoção de material de sedimentação acumulado trazido durante as cheias. Nesse momento, em que passamos por uma grande estiagem, esse processo é necessário para que seja recuperado o máximo possível da capacidade de armazenamento e, consecutivamente, capte mais volume de água quando as chuvas voltarem.

Em sua inauguração no ano de 1957, o armazenamento inicial do açude era de 536.000.000 de m³ e hoje, após 59 anos, essa capacidade foi reduzida para 436.000.000 m³ devido o nível de assoreamento. Para realização dessa obra, foi destinada uma emenda na Câmara de Deputados no valor de 55 milhões.

***Dirp/CMCG




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar