Vereadores aprovam audiência pública sobre desassoreamento do Açude Boqueirão

Na manhã dessa quinta-feira (20), durante a 79ª sessão ordinária, os parlamentares aprovaram o requerimento proposto pelo vereador Nelson Gomes para realização de uma audiência pública que pretende discutir as obras de desassoreamento do açude Epitácio Pessoa, Boqueirão.

O requerimento ainda sugere o convite de representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal, para juntos buscar soluções que sejam colocadas em prática urgentemente. Além disso, recomenda a participação dos dezenove prefeitos dos municípios que também recebem as águas do reservatório, para que possam disponibilizar equipamentos durante esse trabalho.

Campina Grande e outras 19 cidades na região da Borborema são abastecidas pelo Açude Boqueirão e estão enfrentando um regime de racionamento desde dezembro de 2014. Atualmente o volume de água é o pior nível histórico registrado desde a sua fundação, contando com apenas 6% de sua capacidade total.

O desassoreamento consiste na remoção de material de sedimentação acumulado trazido durante as cheias. Nesse momento, em que passamos por uma grande estiagem, esse processo é necessário para que seja recuperado o máximo possível da capacidade de armazenamento e, consecutivamente, capte mais volume de água quando as chuvas voltarem.

Em sua inauguração no ano de 1957, o armazenamento inicial do açude era de 536.000.000 de m³ e hoje, após 59 anos, essa capacidade foi reduzida para 436.000.000 m³ devido o nível de assoreamento. Para realização dessa obra, foi destinada uma emenda na Câmara de Deputados no valor de 55 milhões.

***Dirp/CMCG