Foto: Josenildo Costa


A 35ª Sessão Ordinária aconteceu na manhã de hoje (08), com a presidência do vereador Luciano Breno e secretariada pelo vereador Rafafá. Com participação no grande expediente, os vereadores discutiram sobre a transparência na gestão de instituição filantrópica da cidade. Após a sessão ordinária, aconteceu a Sessão Especial em homenagem aos profissionais da contabilidade, por iniciativa do vereador Alexandre Pereira, com o objetivo de prestigiar a categoria que exerce papel central na organização financeira de empresas, instituições públicas e privadas, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico do município e do país.

Foto: Josenildo Costa

Ao justificar a realização da solenidade, o parlamentar destacou a importância de reconhecer e valorizar uma atividade que, embora muitas vezes invisibilizada, é fundamental para o bom funcionamento da sociedade. O vereador ressaltou que é uma profissão que organiza, analisa e interpreta dados econômicos com precisão e responsabilidade, assegurando que as informações estejam corretas e acessíveis para a tomada de decisões estratégicas e o cumprimento das obrigações legais. Alexandre Pereira frisou que os profissionais da contabilidade são verdadeiros guardiões da ética, da transparência e da responsabilidade fiscal, sendo indispensáveis tanto na vida das empresas quanto na administração pública. Segundo ele, é graças ao trabalho técnico e rigoroso desses profissionais que é possível garantir a prestação de contas à sociedade, a fiscalização do uso dos recursos públicos, a elaboração de balanços financeiros confiáveis e a prevenção de fraudes.

Estiveram presentes na composição da mesa, os senhores Alexandre Aureliano – Presidente da Associação Paraibana dos Contadores Públicos, Laercio Braga – Presidente do Sindicato Contabilista da PB, Cícero José – Presidente da Associação Profissional dos Contabilistas de Campina Grande, Albeci Daniel – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da PB (CRCPB), Fábio Marsicano Fagundes – Vice presidente do SESCON-PB e a senhora Luciana Alencar – Contadora e Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade da PB (CRCPB).

Foto: Josenildo Costa

O contador Cícero José, presidente da Associação Profissional dos Contabilistas de Campina Grande, na sua participação da tribuna destacou que a profissão é indispensável em diversos setores, desde o serviço público até o ambiente doméstico e ressaltou que, com o avanço da automatização, aumentou também o grau de responsabilidade desses profissionais, que hoje atuam com ainda mais rigor técnico e ética.

Alexandre Aureliano, presidente da Associação Paraibana dos Contadores Públicos, destacou a iniciativa da Câmara Municipal de Campina Grande que tornou obrigatória a presença de um contador em todos os gabinetes, promovendo valorização profissional e assegurando uma gestão responsável dos recursos públicos. Em seguida, defendeu uma maior integração entre os órgãos e os contadores para garantir um serviço eficiente ao contribuinte e destacou o SAGRES como uma das maiores ferramentas de fiscalização social.

Laercio Braga, presidente do Sindicato dos Contabilistas da Paraíba, destacou que a contabilidade está presente nas decisões mais importantes do país e, ciente dessa
relevância, o SINCONTABIL segue promovendo ações que impactam positivamente a vida dos profissionais, buscando dignidade e valorização para aqueles que contribuem diariamente para a construção de um futuro melhor.

Luciana Alencar, contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), ressaltou inicialmente o avanço da presença feminina na profissão, antes predominantemente masculina. Reforçou que os trabalhos desenvolvidos na entidade são voluntários e que momentos de homenagem como o realizado na sessão representam reconhecimento e valorização. Lembrou ainda que a contabilidade é uma ciência social que vai além dos números, contribuindo para a transparência e para decisões estratégicas, sendo essencial que a sociedade reconheça e valorize cada vez mais a profissão.

Albeci Daniel, presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), destacou o papel fundamental dos contadores na orientação de empreendedores para tomadas de decisão responsáveis, que garantam crescimento sustentável. Ressaltou também a atuação da classe como vetor de solidariedade, incentivando a destinação do Imposto de Renda a entidades filantrópicas. Além disso, afirmou que os profissionais da contabilidade cumprem a importante missão de traduzir números, promover a transparência e atuar como elo entre empresas, poder público e órgãos fiscalizadores.

Fábio Marsicano Fagundes, vice-presidente do SESCON-PB, agradeceu a realização da sessão especial e destacou o trabalho conjunto entre os órgãos representativos para o fortalecimento da classe contábil. Ressaltou a evolução da profissão tanto nas esferas operacionais quanto na representatividade institucional, e lembrou o papel dos contadores como verdadeiros confidentes e “psicólogos financeiros”. Anunciou ainda a realização do CONESCAP, maior evento contábil do país voltado a empresários do setor, informando que 20 vagas foram destinadas a Campina Grande com subsídio parcial da inscrição e estadia.
Tarciso Martins, diretor de Relações Sindicais do SINCONTABIL-PB, reforçou o orgulho da categoria ao lembrar que no próximo ano a classe contábil completa 100 anos de história. Destacou também os avanços na equidade de gênero na profissão, celebrando o fato de hoje existir quase uma paridade entre homens e mulheres na ocupação dos espaços da contabilidade.

Foto: Josenildo Costa

Concluindo a participação dos convidados, o senhor Hênio destacou a relevância da sessão especial em homenagem aos profissionais da contabilidade e expressou gratidão por, aos 81 anos, ainda estar em pleno exercício da profissão. Compartilhou sua trajetória iniciada como contador público e mencionou o reconhecimento que recebe por seu trabalho junto ao Tribunal de Contas da Paraíba. Enfatizou a importância da unidade da classe contábil e da valorização da ética e do reconhecimento profissional como pilares para o fortalecimento da categoria.

Foto: Josenildo Costa

Os vereadores Pimentel Filho, Olimpio Oliveira, Anderson Almeida, Saulo Noronha, Severino da Prestação e a vereadora Valéria Aragão também fizeram suas contribuições na tribuna, ressaltando a importância da atuação dessa categoria.

GRANDE EXPEDIENTE – 35ª SESSÃO ORDINÁRIA
O vereador Pimentel Filho utilizou o grande expediente para abordar temas ligados à zona rural, ao funcionamento da Tribuna Livre da Casa Legislativa e à fiscalização de instituição filantrópica. A fala recebeu apartes dos vereadores Sargento Wellington Cobra, Alexandre Pereira, Olimpio Oliveira e Anderson Almeida, que reforçaram a importância do papel fiscalizador da Câmara.

Foto: Josenildo Costa

Pimentel Filho iniciou seu pronunciamento destacando visita recente ao Sítio Brito, na zona rural de Campina Grande, onde dialogou com moradores sobre a necessidade de água encanada. A solicitação foi encaminhada à CAGEPA para viabilização de estudos. Na sequência, o vereador apresentou documentos emitidos pela Promotoria de Justiça da Defesa da Cidadania e dos Direitos Fundamentais, que tratam de denúncias relacionadas à Casa da Criança Dr João Moura, entidade que recebe recursos públicos e também investimentos de organizações internacionais.

O parlamentar leu trechos de um documento datado de 20 de fevereiro de 2024, o qual aponta possíveis irregularidades na gestão da Casa da Criança, como maus-tratos a idosas e funcionários, uso indevido das instalações para fins particulares, ausência de refeição vespertina para as crianças, desvio de doações e uso da instituição como estacionamento durante eventos. Pimentel afirmou que continuará denunciando os fatos e ressaltou que, reconhecendo a importância da entidade, se faz ainda mais necessário garantir sua boa gestão e responsabilidade com os recursos recebidos. Também criticou a ausência da responsável pela instituição no edital que permitiria a captação de recursos advindos de doações da sociedade.

O vereador Sargento Wellington Cobra corroborou a fala, reforçando que a entidade não recebeu recursos recentemente por não ter participado do edital aberto. Alexandre Pereira lembrou episódios anteriores de investigações sobre instituições da cidade e destacou que é dever do vereador trazer à tribuna temas delicados com responsabilidade, defendendo a postura do vereador Pimentel como legítima e comprometida com o interesse público. Anderson Almeida reforçou que a fiscalização é parte essencial do trabalho parlamentar, sendo conduzida com cautela, baseada em fatos e de forma combativa. Por fim, Pimentel encerrou afirmando que a responsável pela administração da instituição deverá prestar os devidos esclarecimentos à Justiça.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF