Foto: ASCOM

Após uma visita técnica em março ao Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade gerida pelo Governo do Estado para o atendimento de pacientes com covid-19, o vereador Rubens Nascimento (Democratas) formalizou uma solicitação de providências junto ao Ministério Público Estado e ao Conselho Regional de Medicina em relação à capacidade de oferta de oxigênio na unidade.

O vereador requereu ao CRM e ao Ministério Público que fossem apurados os fatos ocorridos no dia 18 de março no hospital, quando 25 pacientes tiveram que ser transferidos às pressas para o Hospital de Trauma por conta de um colapso no fornecimento de oxigênio.

Para Rubens, isso teria ocorrido porque a unidade recebeu um número bem maior de pacientes que a capacidade do fornecimento da usina de gás, conforme alertado pela própria empresa responsável pelo insumo.

O quadro acabou sendo confirmado através de um ato do próprio Governo do Estado, que anunciou esta semana que duplicou a capacidade para o fornecimento de oxigênio na unidade, corroborando os apontamentos feitos pelo parlamentar no pedido de providências que apresentou ao MP e ao CRM.

Rubens Nascimento afirmou que o ajuste traz alívio e destacou a importância não apenas da atuação fiscalizatória do parlamentar, como também a adoção de medidas assertivas. “Não vale apenas o discurso, é preciso percorrer os caminhos formais na busca das soluções das demandas que são apresentadas e/ou identificadas por nós”, comentou o vereador.