Na noite desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou uma solenidade para conceder o Título de Cidadania Campinense à professora e jurista Dra. Adriana Torres Alves de Jesus. A honraria foi proposta pela vereadora Jô Oliveira e contou com a presença de autoridades do direito, acadêmicos, vereadores, deputados, representantes da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), amigos e familiares da homenageada. O Hino Nacional foi interpretado pela cantora Marcela Maul, acompanhada, ao teclado, por Jean Fidelis.

Natural de João Pessoa, nascida em 1978, Adriana Torres é casada e mãe de três filhas. Residente em Campina Grande desde 2011, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornou-se mestre em Psicologia Social também pela UFPB e doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, leciona no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB, nas disciplinas de Psicologia Jurídica, Direito de Família e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Sua trajetória inclui atuação como coordenadora de projetos de extensão, mediadora e conciliadora pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diretora adjunta do CCJ (2019–2023) e coordenadora do CEJUSC VII no mesmo período. É membro da Associação dos Antigos Alunos do CCJ, da ABMCJ-PB e preside a Comissão Garantidora dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB de Campina Grande. Na OAB/PB, foi vice-presidente da Comissão da Infância e Juventude entre 2017 e 2019.

Em sua justificativa, a vereadora Jô Oliveira afirmou que através do pedido de duas pessoas de seu convívio, Tovar Correia Lima e Carla Felinto Nogueira, a vereadora pôde conhecer a história e o trabalho desempenhado pela homenageada à Rainha da Borborema.
“Foi uma satisfação quando as informações se cruzaram com a pessoa Adriana, que, além de ser mãe, filha é também essa professora dedicada (…). A principal referência que trazemos e que nos motivou a apresentar esse Título de Cidadania Campinense é o compromisso que ela tem por Campina Grande (…). É simbólico fazermos este reconhecimento justamente hoje, Dia do Advogado (a)”, destacou a parlamentar, agradecendo a presença de todos.

A desembargadora do TJPB, Ana Carla Lopes, ressaltou a relevância da trajetória de Adriana. “É com imensa honra e alegria que presto minha homenagem a uma mulher cuja vida é marcada pela dedicação, incansável, à educação e ao serviço comunitário. Adriana não é apenas uma educadora de excelência, mas uma verdadeira formadora de pessoas, que vê o ensino como ato de transformação social.”

O deputado estadual Tovar Correia Lima afirmou que o título é reservado a quem contribui efetivamente para a cidade. “Adriana adotou Campina Grande para viver, trabalhar e amar. Seja bem-vinda, mais uma vez e agora oficialmente, como irmã Campina-grandense”. Declarou.
Adriana Torres Alves de Jesus subiu à tribuna bastante emocionada e disse: “Que felicidade! Essa tem que ser a minha primeira frase”. Ela agradeceu a Deus, à família, aos amigos e convidados, lembrando a influência de seu avô, Alberto Torres, servidor público da UFPB. “O serviço público faz parte da nossa família e sempre nos foi ensinado, com muita ética, lealdade e, principalmente, com muito amor à coisa pública (…). A vida é a arte do encontro e meu encontro com Campina Grande já estava marcado desde o meu nascimento. Amo Campina Grande em cada detalhe, de Bodocongó ao Mirante, das Micarandes ao Bar do Cuscuz. Até os desencontros aqui foram verdadeiros encontros. Viva Campina, porque Campina é grande!”, finalizou.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG






