© Josenildo Costa/CMCG


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta sexta-feira (12), uma Sessão Especial em comemoração aos 75 anos de história do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). A homenagem foi proposta pela vereadora Carol Gomes e reuniu autoridades, gestores, colaboradores e representantes da sociedade civil.

Estiveram presentes na solenidade o presidente do HUAC, Homero Rodrigues; o reitor da UFCG, Camilo Farias; a vice-reitora, Fernanda Leal; o gerente administrativo do HUAC, Vicemário Simões; a gerente de Atenção à Saúde, Alana Abrantes; além de vereadores e demais colaboradores da instituição. A sessão destacou o papel fundamental do hospital ao longo de sete décadas e meia de serviços ao agreste paraibano e ao interior do Nordeste.

Inaugurado em 1950, o HUAC consolidou-se como um hub regional em saúde, ensino, extensão, capacitação e produção científica. Tornou-se patrimônio de Campina Grande e referência para toda a região, contribuindo de forma decisiva para a formação de profissionais da saúde, a produção de conhecimento e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo de sua história, o hospital registrou centenas de milhares de atendimentos anuais, entre consultas, exames, cirurgias e internações. Também foi determinante na formação e fixação de profissionais por meio de programas de residência médica e multiprofissional, e atuou na linha de frente em momentos críticos, como na pandemia de Covid-19, operando uma UTI de referência. A instituição ampliou sua estrutura e serviços graças à gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), fortalecendo-se como centro de assistência, ensino e pesquisa.

© Josenildo Costa/CMCG

Em sua justificativa, a vereadora Carol Gomes destacou: “Homenagear, através dessa sessão especial, representa o reconhecimento público dessa casa legislativa […] ao valor histórico, científico, social e humano dessa instituição que há 75 anos é guardiã da saúde da nossa população”. Ela também parabenizou o HUAC pelo Jubileu de Diamante e afirmou que a instituição sempre poderá contar com o apoio do Poder Legislativo Municipal. “O HUAC é história, é resistência, assistência, saúde, formação e entrega para o Brasil e para o mundo”, acrescentou.

A gerente de Atenção à Saúde, Alana Abrantes, também utilizou a tribuna para celebrar a trajetória da instituição. “Falar do HU para mim é uma felicidade, é uma honra […] São 75 anos de história bem marcadas, tanto na prestação de serviços como na sua representação social”, afirmou. Ela ressaltou ainda o avanço das atividades acadêmicas e destacou: “O HU somos todos nós”.

Maria Angélica Satyro Gomes, gerente de Ensino e Pesquisa do HUAC, enfatizou o impacto transformador da instituição na vida das pessoas. “O hospital universitário transforma vidas e para essa transformação a gente contou e conta com a participação de muitas mãos”, declarou, lembrando o papel de profissionais que contribuíram para avanços e cura ao longo das décadas.

© Josenildo Costa/CMCG

Encerrando os discursos, o presidente do HUAC, Homero Rodrigues, fez agradecimentos e apontou os desafios enfrentados pela instituição. “Nossa fala é de agradecimento e cobrança também […] Agradecimento aos nossos colaboradores, passados e atuais, que de maneira hercúlea conduzem aquela casa hospitalar”, destacou. Ele lembrou que o HUAC conta atualmente com cerca de 1.150 funcionários e reforçou que “a EBSERH foi a tábua de salvação, não só do Hospital Universitário Alcides Carneiro, mas de vários hospitais universitários do país”. Por fim, solicitou que o Legislativo atue como ponte para garantir emendas junto ao Congresso Nacional visando melhorias essenciais para o atendimento à população.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF