Celebrado em 31 de agosto, o Dia do Nutricionista destaca a relevância de uma profissão que atua diretamente na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população. Os nutricionistas são responsáveis por orientar hábitos alimentares saudáveis, construir políticas públicas de alimentação e contribuir para uma sociedade mais consciente sobre o impacto da nutrição no bem-estar coletivo.

Reconhecendo a importância desta categoria, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na noite desta sexta-feira (29), uma sessão especial alusiva à data. A iniciativa foi proposta pelo vereador Pastor Luciano Breno e reuniu parlamentares, profissionais da área, professores e convidados em um momento de celebração e valorização do trabalho desempenhado pelos nutricionistas.

Em sua fala, o vereador destacou os desafios enfrentados pela categoria e mencionou um trecho de Norberto Bobbio: “Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum”.
Luciano Breno ressaltou que, desde o início de seu mandato, tem buscado valorizar os nutricionistas através de projetos de lei aprovados na Casa de Félix Araújo. Entre eles, a lei 294/2018, que institui a Semana do Alimento Consciente; o PL 317/2017, que propõe a inclusão dos profissionais de nutrição nas equipes do PSF; o PL 303/2019, que obriga a presença de nutricionistas em estabelecimentos que comercializam suplementos; e o PL 306/2019, que trata da jornada de trabalho da categoria nas instituições públicas do município.

“Enquanto eu estiver como vereador, contem comigo em qualquer momento! Meu gabinete está aberto para vocês, estudantes e profissionais de nutrição, que tenham ideias e sugestões para que possamos fazer essa categoria crescer cada vez mais”, afirmou. O parlamentar também solicitou que órgãos competentes da classe, como também os profissionais, lutem pelo cumprimento desses projetos, reforçando: “A classe dos nutricionistas é indispensável para a saúde pública do nosso município”.

Na ocasião, o vereador prestou homenagem à nutricionista Gabriela Marina Cruz Pimentel, falecida recentemente. “Fisicamente nós não podemos ter sua presença, mas na memória da família e dos pais, eu tenho certeza que ela sempre será lembrada”, disse, seguido de uma salva de palmas em memória da profissional. A programação contou ainda com um momento de louvor conduzido por Lucas Breno e Sara.
Representando a categoria, a nutricionista Erika Belo ressaltou a relevância dos projetos apresentados pelo vereador e reforçou a necessidade de lutar pela sua implantação. Ela parabenizou os colegas e afirmou: “O dia do nutricionista não acontece apenas no mês de agosto, ele acontece diariamente”.
A nutricionista Carolina Sarmento Campelo também fez uso da tribuna, destacando o papel da nutrição na prevenção de doenças crônicas. “Uma alimentação equilibrada reduz consideravelmente o risco de patologias como diabetes, hipertensão e câncer. Na minha atuação como educadora, vejo, diariamente, como o conhecimento nutricional empodera as pessoas, promovendo escolhas mais saudáveis e prevenindo doenças”, afirmou.

Encerrando as falas, a nutricionista Gerana Gouveia relatou sua trajetória de superação no retorno aos estudos e relembrou, com emoção, o incentivo recebido da filha: “Quem foi que disse, Mainha, que seria difícil? Mas não custa tentar, minha Doutora”. Emocionada, finalizou: “Eu quero dizer para você, aluno, nutricionista. Deus colocou algo no meu coração. (…) Para alguns pode ser uma vestimenta, para alguns pode ser uma roupa, mas para vocês que estão aqui hoje à noite, que são nutricionistas, alunos que estão caminhando para uma linda profissão, isso não é uma vestimenta, isso é uma missão! Uma paixão! É um amor por vidas.”
Para acompanhar a sessão completa, acesse nosso Canal Oficial no youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG






