A Câmara Municipal de Campina Grande concedeu, na noite da última quinta-feira (31), o Título de Cidadão Campinense ao advogado Diego Rafael Macedo de Oliveira. A homenagem, proposta pelo vereador Pr. Luciano Breno, reuniu autoridades municipais e estaduais, juristas, vereadores, familiares e amigos do homenageado, que celebraram sua trajetória de vida e serviços prestados à cidade ao longo de duas décadas.
Natural de Monteiro (PB), Diego chegou a Campina Grande ainda criança, aos dois anos de idade. Graduado em Direito pela FACISA, em 2010, ele acumula 20 anos de atuação no serviço público municipal, tendo passado por diversas secretarias e atualmente exerce a função de assessor jurídico do Gabinete do Prefeito. Em sua carreira na advocacia, destaca-se em áreas como Direito Cível, de Família, Criminal, Empresarial e Eleitoral.

Durante a solenidade, o vereador Pr. Luciano Breno usou a Tribuna da Casa de Félix Araújo para destacar o merecimento da comenda, ao homenageado, pelo excelente trabalho prestado em Campina Grande. “É uma alegria estar aqui, nesta noite, prestando uma homenagem, mais que merecida, ao meu amigo, Diego Rafael Macedo de Oliveira. Hoje, Campina Grande se torna maior e é ela quem ganha em reconhecer o seu trabalho […] Um legado que vem desde o seu pai que tanto fez e faz por Campina Grande”.

Emocionado, o Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, pai de Diego, relembrou a origem do nome do filho, Diego em homenagem ao herói mascarado Zorro e Rafael em homenagem a sua cidade natal, Monteiro, e refletiu sobre a importância do reconhecimento recebido pelo Poder Legislativo Municipal. “Nós devemos nos orgulhar de nossa cidadania. Ela é um vínculo jurídico que nós recebemos com o nascimento. Mas, quando isso acontece por uma outorga do poder público a um determinado indivíduo por seus valores, pela sua atuação naquela comunidade, a relevância para esta cidadania é muito maior” […] “Cidadania é algo muito sério, meu filho, e é a você que eu me dirijo… Receba esse título, não como uma homenagem, mas como uma forma de que a população campinense está depositando em você por aquilo que você vivenciou, aquilo que você apresentou, até hoje, a condição de cidadão deste município. Honre esse título! E sei que fará!”

Ao subir à Tribuna, Diego Rafael traçou um panorama de sua trajetória pessoal e profissional, mencionando sua defesa da cultura nordestina e da vaquejada, além do trabalho dedicado como servidor público. “Campina Grande nos acolheu e me acolheu como filho, me ensinou meus valores e me inspirou com sua história. Foi aqui que construí a minha história, meus amigos, minha carreira e aqui quero construir a minha família.”
Em seu discurso, ele também destacou a dimensão política do reconhecimento. “Receber um Título de Cidadania representa um reconhecimento significativo do pertencimento a uma comunidade política […] Essa distinção legal confere ao indivíduo um conjunto de direitos e responsabilidades permitindo sua participação integral na esfera social, política e econômica desta comunidade.”

Ao encerrar seu pronunciamento, Diego Rafael exaltou a cidade e declarou com orgulho: “Nesta noite ao receber o Título de Cidadania Campinense, sinto-me humildemente grato. Humilde, pois sei que não sou merecedor de tamanha honraria e grato porque reconheço o valor do gesto dessa casa legislativa […] Para finalizar, recorro aos versos do nosso hino que celebram a essência dessa terra: “Oficina de ilustres varões, Canaã de leais forasteiros, és memória de índios valentes e singelos e alegres tropeiros! que a glória de campina continue a reviver, na imagem dos homens audazes, aguerridos heróis de legendas, que marcaram as tuas fronteiras! Hoje, de fato e de direito, de peito aberto e orgulhoso, digo que sou campina grandense! Obrigado!
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG






