© Josenildo Costa/CMCG


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na noite desta terça-feira (16), uma sessão solene que concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal à senhora Marlene Oliveira. A honraria foi proposta pelo vereador Severino da Prestação, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura popular do município.

© Josenildo Costa/CMCG

Estiveram presentes na cerimônia: Lima Filho, presidente da Associação de Quadrilhas de Campina Grande; Jeferson Ferreira, coordenador da quadrilha Arraial de Paris; Ellen Guedes, conselheira tutelar, além de familiares e amigos da homenageada, que prestigiaram o momento de reconhecimento público.

A Medalha de Honra ao Mérito Municipal, concedida pelo Poder Legislativo, tem como objetivo homenagear cidadãos campinenses que contribuíram com o desenvolvimento, em suas diversas vertentes, do município. A homenageada da noite foi à fundadora e responsável pela tradicional quadrilha junina “Arraial de Paris”, destacando sua atuação na preservação e valorização da cultura nordestina em Campina Grande, especialmente no fortalecimento das tradições juninas.

Apaixonada pela cultura popular, Dona Marlene transformou uma brincadeira entre amigos em um espetáculo cultural que se tornou parte do calendário junino da cidade. A quadrilha Arraial de Paris é reconhecida pela alegria, cores vibrantes, coreografias marcantes e pela dedicação incansável de sua idealizadora ao longo dos anos.

© Josenildo Costa/CMCG

Durante a solenidade, o vereador Severino da Prestação cumprimentou a mesa diretora, agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a importância da honraria. Segundo ele, a Medalha de Honra ao Mérito “não é dada por um vereador, mas pela cidade de Campina Grande”, destacando ainda que a concessão foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da casa de Félix Araújo.

O parlamentar também enfatizou que a homenagem representa um gesto de respeito e gratidão a uma mulher que fez da cultura um ato diário de amor e resistência. “Mais do que uma honraria, é um abraço institucional de Campina Grande a quem ajudou a construir a identidade cultural da cidade”, afirmou, ressaltando que Dona Marlene criou um espaço de pertencimento por meio do Arraial de Paris.

© Josenildo Costa/CMCG

O presidente da Associação de Quadrilhas de Campina Grande, Lima Filho, também fez uso da tribuna e destacou ser uma honra participar do momento de reconhecimento a Dona Marlene, a quem definiu como produtora cultural e gestora social. Ele afirmou que todo o movimento cultural junino da cidade e da Paraíba celebrava a homenagem, pelo trabalho cultural, educacional e social desenvolvido pela quadrilha.

© Josenildo Costa/CMCG

Em seu discurso, a homenageada agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância da família, dos amigos e das pessoas que a acompanharam ao longo de 34 anos de atuação na quadrilha junina. Dona Marlene destacou a gratidão ao filho, atual presidente da quadrilha, aos integrantes do Arraial de Paris e ao Poder Legislativo municipal, afirmando que o respeito é a base de sua trajetória e das conquistas alcançadas.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF