A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na noite desta terça-feira (25), uma sessão solene para conceder à Quadrilha Moleka 100 Vergonha a Medalha de Honra ao Mérito Municipal, em homenagem aos 25 anos de fundação do grupo. A propositura foi apresentada pelo vereador Dinho Papa-léguas. Estiveram presentes: parlamentares, o presidente da quadrilha, Mahatma Gandhi Araújo Vieira, o deputado estadual Tovar Correia Lima, integrantes do grupo, familiares e amigos.
Fundado em 8 de fevereiro de 2000, no bairro das Malvinas, o Grupo de Cultura Popular Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha tornou-se referência na apresentação de quadrilha junina estilizada. Ao longo de sua trajetória, conquistou reconhecimento estadual e municipal como entidade de utilidade pública, por meio da lei estadual nº 12.546/2022 e da lei municipal nº 8608/2023. Atualmente, é presidido por Mahatma Gandhi Araújo Vieira e tem como vice-presidente Duane Gonçalves Guimarães da Silva.

Além das apresentações juninas, a Moleka 100 Vergonha é responsável pela realização do “Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo” e do projeto natalino “Uma estrela armorial”. Ao longo de 25 anos, o grupo consolidou-se como um dos principais difusores da cultura paraibana, sendo a quadrilha mais premiada do estado e uma das únicas do país a conquistar títulos Nordestino e Nacional.
A quadrilha também se destaca pela promoção do turismo cultural, levando a cultura nordestina para eventos como o Rural Maringá 2024, o Simpósio Junino em Brasília (2015 e 2016), a Feira de Turismo de Maceió 2023 e a Feira Internacional de Turismo de São Paulo 2022. Participações em programas de grande audiência, como: Fantástico, Criança Esperança, É de Casa, Esporte Espetacular e Esquenta, ampliaram ainda mais sua visibilidade, incluindo projeção internacional na Travel TV.
Durante a solenidade, o vereador Dinho Papa-léguas destacou a importância histórica e cultural da quadrilha. “Hoje, homenageamos não apenas uma quadrilha junina, homenageamos um símbolo, uma força popular, uma força que transcende gerações, a Quadrilha Moleka 100 Vergonha”, afirmou. Ele também ressalta o legado do grupo ao dizer que “A Moleka não nasceu grande, ela se fez grande, pois soube transformar paixão em disciplina, sonho em trabalho, cultura em vitória”.

O parlamentar ressaltou ainda o impacto emocional e social da quadrilha: “A Moleka 100 Vergonha dançou para além dos arraiais, ela dançou no coração do povo”, disse. Ao finalizar, destacou a grandiosidade do reconhecimento: “A medalha de Honra ao mérito que entregamos hoje, não é apenas uma homenagem, é um reconhecimento daquilo que já está escrito na história”.

O presidente do grupo, Mahatma Gandhi, agradeceu emocionado o reconhecimento da Casa Legislativa e falou sobre a “Fábrica Junina”, espaço criado pela quadrilha para qualificação de seus membros, com oficinas de costura, estúdio de música, área para ensaios e outras estruturas de formação artística. Sobre o trabalho contínuo, destacou: “A Moleka pegou aquela capacidade que nós temos de dançarinos e grandes artistas e passamos o ano todo fazendo arte, cultura e profissionalizando essas pessoas”.
Ele também enfatizou o orgulho em ver pessoas de diversas cidades participando do grupo e lembrou as dificuldades enfrentadas até alcançar o reconhecimento atual. “Se não fosse essa turma aqui! Eles são guerreiros! A Moleka hoje é Paraíba e nós recebemos gente de todas as cidades”, afirmou destacando a dimensão social do projeto.

Em suas considerações finais, Mahatma Gandhi falou sobre o impacto social da quadrilha na vida de jovens e adultos, especialmente na formação artística e no afastamento das drogas. Ele ressaltou: “A gente entra na eternidade de várias formas (…). Se conseguir tirar a pessoa das drogas, profissionalizar, ali você ficou eterno na vida daquela pessoa e de seus familiares”. E concluiu: “Se a Moleka fizer 25 anos e conseguir salvar a vida de uma pessoa, já valeu os 25 anos! No entanto, sei que a gente já conseguiu muito mais que isso”.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG






