Foi realizada na noite desta quinta-feira (02), na Câmara Municipal de Campina Grande, uma Sessão Solene que concedeu o Título de Cidadania Campinense ao senhor Marcos Antônio da Silva. A propositura foi do vereador Dinho Papa-léguas e contou com a presença de vereadores, representante da OAB local, além de amigos e familiares do homenageado.
Natural de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, Marcos Antônio nasceu em 04 de março de 1966. Filho de Antônio Vicente da Silva e de Marina Gomes da Silva. Construiu sua trajetória de vida em Campina Grande, cidade onde fixou residência. É casado com Maria Norberto dos Santos; pai de Mariana Gisely dos Santos Silva e Rafael Ricardo da Silva Melo, além de avô de Enzo Rafael Braga Melo.

Marcos chegou a Campina Grande em 1988, aos 22 anos de idade, quando veio trabalhar no Distrito dos Mecânicos como funcionário da Empresa Industrial Técnica (EIT). Ao longo dos anos, buscou capacitação profissional, realizando curso técnico em compressores na oficina central de Fortaleza-CE e também o curso de eletropneumática no SENAI de Campina Grande.
Sua trajetória empreendedora foi marcada pela fundação da própria oficina, a “Marcos Antônio da Silva Oficina”, que há mais de 30 anos presta serviços na cidade. Com atuação em importantes obras, entre elas a primeira adutora de Boqueirão, que garantiu o abastecimento de água para Campina Grande, o empresário consolidou-se como referência no setor. Atualmente, sua empresa emprega seis funcionários diretamente, e mantém parcerias com profissionais terceirizados.
Durante a solenidade, o vereador Dinho Papa-léguas destacou a relevância do trabalho e da história de Marcos Antônio da Silva. “Fundador da empresa: Marcos Antônio da Silva Oficina, em 1994, consolidou-se como um exemplo de perseverança e empreendedorismo (…). Sua contribuição não se limita ao setor privado. Ele também participou de obras de grandes relevâncias aqui no nosso estado, como a primeira adutora de Boqueirão, garantindo água para o povo da nossa armada rainha da Borborema”.
Na continuidade de sua fala, o vereador reforçou a importância da homenagem concedida pelo Legislativo Municipal. “Por tudo isso, por sua honradez, seu trabalho, sua dedicação e amor à Campina Grande, a ‘Casa de Félix Araújo’ sob a iniciativa deste vereador, tem a honra de conceder o Título de Cidadão Campinense ao senhor Marcos Antônio da Silva, que mesmo nascido em terras potiguares, é conhecido hoje como verdadeiro filho desta terra, a nossa Rainha da Borborema”.
Dinho Papa-léguas ainda concluiu sua justificativa ressaltando o reconhecimento da Casa Legislativa. “Este título é a justa consagração de uma vida dedicada a servir, construir e amar a cidade que o escolheu. Parabéns!”.

O senhor Marcos Antônio também utilizou a tribuna para agradecer a honraria. “Fico muito grato a vocês, vereadores e vereadoras desta casa, por esta homenagem especial. Vim do Rio Grande do Norte, muito jovem, e fomos muito bem acolhidos, eu e minha família, por esta cidade que nos recebeu de braços abertos e que, hoje, considero minha cidade”. Ele ainda completou: “Esse Título não é só meu, também é da minha esposa, filho, neto, de todos os meus amigos, colaboradores e clientes que aqui estão e sempre confiaram em mim”. Finalizando seu discurso, declarou: “Recebo essa honraria com gratidão e com o compromisso de honrar Campina Grande, a cidade que me deu tantas oportunidades e que agora também me recebe como filho. Muito obrigado”.
Para acompanhar a sessão completa, acesse nosso Canal Oficial no youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG






