Foto: Josenildo Costa/CMCG


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta quarta-feira (26), logo após a sessão ordinária, uma cerimônia de reconhecimento aos advogados Leidson Queiroz Farias, Thélio Queiroz Farias e Ricardo Alves Souto, que receberam do Poder Legislativo de Campina Grande a Medalha de Honra ao Mérito Municipal. A propositura foi apresentada pelo vereador Olimpio Oliveira.

Participaram da solenidade o deputado estadual e ex-prefeito de Campina Grande, Félix Araújo; Elizabeth Marinheiro, representante da Academia Paraibana de Letras; José Mário da Silva Branco, da Academia de Letras de Campina Grande; Eneida Agra Maracajá, professora e ativista cultural; além de advogados, familiares e amigos dos homenageados.

Thélio Queiroz Farias, além da atuação destacada na advocacia, tem papel de relevância na condução da Academia de Letras de Campina Grande, contribuindo para a formação de novos leitores, especialmente entre estudantes da rede pública, incentivando o hábito da leitura.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Já Leidson Meira e Farias nasceu em Serra Branca, graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1963 e, no ano seguinte, já estava inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba. Em meio à crise de 1948, por decisão de seus pais, Nezinho e Maura, vieram para Campina Grande com o irmão, estudando no Colégio Pio XI e permanecendo definitivamente na cidade a partir de 1949.

Ricardo Alves Souto é advogado, amante da literatura, poeta, ensaísta e romancista, com mais de sessenta obras escritas. Professor renomado de cursos preparatórios para concursos, ele é reconhecido por colaborar com a formação de jovens que almejam ingressar no serviço público.

Em sua justificativa, o vereador Olimpio Oliveira destacou a importância dos três homenageados para o município, ressaltando sua grande admiração pelo Dr. Leidson Farias. “Queria destacar, para que fique nos anais desta casa, o meu apreço, o respeito que tenho pelo Dr. Leidson Farias, pela sua trajetória e pela sua história (…). O Dr. Leidson é uma unanimidade! Posso dizer isso sem receio de estar exagerando”, afirmou, lembrando do passado, destacando que o escritório da família, localizado no Edifício Lucas, foi um espaço dedicado à cultura e à literatura: “Aquilo é um ponto de cultura. Um templo de edificação do conhecimento, do saber, do gosto da leitura, da literatura”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O vereador também ressalta a relevância de Thélio Farias: “É o homem que ressuscitou a Academia de Letras de Campina Grande e que dá alma a esta academia”. Em relação a Ricardo Souto, disse: “Nós estamos aqui para homenagear três intelectuais. Essa casa, das leis, hoje faz justiça. (…) No momento que chama o advogado Ricardo Souto, um jovem e talentoso advogado. Uma usina de escrever livros, dezenas de livros. Um dos grandes doutrinadores do direito, de Campina Grande”.

Olimpio concluiu seu discurso destacando a honra do momento: “Eu me sinto profundamente honrado, de ter recebido essa oportunidade de Deus de estar aqui neste templo, porque, na verdade, é uma homenagem que se presta, mas quem presta, está sendo homenageado. Eu agradeço a deferência dos três, de ter permitido ao vereador Olimpio Oliveira de ter apresentado as propostas”. E finalizou: “Fico feliz, por demais, de poder neste dia 26 de novembro de 2025, poder fazer parte da história de Campina Grande, no momento que a cidade chama três grandes personalidades para homenagear”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O homenageado Dr. Thélio Farias também fez uso da tribuna, falando em seu nome e em nome de seu pai, Dr. Leidson. “Essa comenda que recebo, juntamente com meu pai. Para ele e para mim é motivo de múltiplas emoções. A primeira delas, por ser uma homenagem de Campina. Meu pai e eu sempre tivemos uma verdadeira paixão por Campina Grande. Talvez porque, como dizia Alcides Carneiro: ” Campina está na serra para ficar mais perto de Deus”. Ele acrescentou: “Na nossa família, existe uma regra… Por Campina, tudo! Para Campina, tudo! Contra Campina, nada! Meu pai e meu avô sempre pregaram que Campina Grande deve estar em primeiro lugar. Acima da nossa vontade pessoal, da nossa ideologia, ou simpatia político-partidária. Campina é e será sempre o nosso grande amor”, finalizou, agradecendo a todos.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O advogado Dr. Ricardo Alves Souto também discursou, agradecendo a presença dos participantes. “É uma imensa honra estar aqui na cidade de Campina Grande, na Rainha da Borborema, terra que eu amo e que todos nós aqui amamos, seja por adoção ou por nascimento. A honra é imensa, mas primeiramente, queria agradecer a Deus sobre todas as coisas, porque toda honra e toda a glória é do Pai, é dele”.

Ele ressaltou a importância da família Farias e de Félix Araújo em sua trajetória: “Minha vida foi aproximada à família de Félix em diversos momentos e, em todos eles, eu fui absurdamente, emblematicamente, extremamente recebido com todo carinho e com todo afeto”. Ao destacar a figura do patrono da Casa Legislativa, afirmou: “Essa terra de bravos, não será terra de escravos nem reinado de opressão! Esse é um menino homem. Talvez o único menino homem registrado na história da Paraíba que resolveu que iria mudar a história da Rainha da Borborema”.

Ricardo Souto concluiu lembrando que “Félix Araújo deixou seu nome registrado aqui, sua marca na história, para mostrar que uma pessoa é capaz de mudar o destino de uma cidade e de um estado como um todo”.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF