Foto: Divulgação

Há cem anos, no cenário marcante de Campina Grande, partia Cristiano Lauritzen, um dinamarquês radicado na cidade que deixou um legado duradouro. Nascido em 11 de novembro de 1847 e falecido em 18 de novembro de 1923, Lauritzen foi mais do que um mero forasteiro comerciante de joias; ele se tornou um político visionário que desempenhou um papel crucial no progresso econômico da região.

Seu feito mais notável foi a negociação com o governo federal para a construção da ferrovia destinada ao escoamento do algodão local. Essa iniciativa teve impactos transformadores para Campina Grande, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade e solidificando-a como um importante polo produtor de algodão na Paraíba.

Embora muitos não recordem Cristiano Lauritzen nos dias de novembro, ele foi prefeito de Campina Grande em 1904. Durante seus 19 anos de gestão, implementou mudanças significativas que contribuíram para o progresso da “Rainha da Borborema”. Sob sua liderança, a cidade alcançou o status de maior produtora de algodão do estado.

Lauritzen também teve papel destacado na comunicação local ao fundar o Jornal Correio de Campina Grande. Além disso, é atribuído a ele o mérito pela chegada do trem, um marco histórico que conectou a cidade ao restante do país.

O Poder Legislativo Campinense reconheceu a importância desse ilustre cidadão durante a sessão desta terça-feira (14). Os vereadores Olimpio Oliveira (União) e Alexandre Pereira (União) solicitaram uma sessão comemorativa do centenário que relembra o início e o término da vida de Cristiano Lauritzen. É uma oportunidade não apenas de honrar sua memória, mas também de refletir sobre o impacto duradouro que suas ações tiveram no desenvolvimento da cidade que ele tanto amou.

CENTENÁRIO DE CRISTIANO LAURITZEN
Olimpio Oliveira (UNIÃO) falou da proximidade do Centenário da Morte do comerciante e líder político de Campina Grande, Cristiano Lauritzen. O vereador disse não imaginar a cidade se não fosse o empreendedorismo desenvolvimentista de Cristiano Lauritzen. Ele faleceu no dia 18 de novembro de 1923 e infelizmente, a data não é lembrada, exceto se não fosse alguns historiadores da cidade. O vereador disse que vai apresentar um requerimento solicitando sessão especial para marcar a data no legislativo campinense.

Alexandre Pereira (UNIÃO) citou que existe o requerimento de Sessão Solene, de sua autoria, solicitando uma audiência em homenagem ao centenário de Cristiano Lauritzen. Ele sugeriu que os vereadores pudessem unir os requerimentos e realizar a sessão na CASA, diante da importância do empreendedor e líder político para a cidade.

TRIBUNA

Foto: Josenildo Costa

Rostand PB (PP) informou que protocolou um projeto de lei para pessoas que praticam o ‘Grau’, destinando um espaço para que essas pessoas possam fazer treinamento e competições, já que empinar motos ou bicicletas nas ruas é contra a lei. O vereador ainda convidou a todos para participarem do I Evento do Grau, que acontecerá no Arco Metropolitano Leste, no dia 10 de dezembro. Em seguida, ele solicitou iluminação pública em led para a Rua Neuza Borborema e na região do Santo Antônio, pois são requerimentos já aprovados e no local tem uma instituição que faz atendimento de crianças com microcefalia e outras doenças raras.

Janduy Ferreira (PSDB) fez destaque de ações que acompanhou da gestão municipal, se referindo a revitalização de mais de 500 faixas de pedestre, sendo mais de 30 faixas só na Avenida do Canal de Bodocongó. Janduy destacou a atuação e o bom desempenho do superintendente da STTP Victor. A segunda ação foi a retirada de lixo nas imediações do Centenário, Dinamérica e nos bairros próximos ao Santa Bárbara, pois as pessoas ainda depositam lixo em terrenos públicos. O vereador ainda parabenizou o trabalho feito em pleno sábado pela Sesuma, que tem feito costumeiramente a limpeza, nas proximidades do Centro de Zoonoses e pediu que as pessoas depositem lixo, ao menos, nos dias de coleta, para evitar o acúmulo. Por fim, o vereador solicitou mais uma vez a gestão estadual, a revitalização do canteiro na rotatória das Malvinas, próximo a Policlínica. Ele ainda reforçou sua solicitação a gestão municipal também para a reforma completa da policlínica.

Foto: Josenildo Costa

Jô Oliveira (PCdoB) trouxe três temas para expor na Tribuna, o primeiro foi sobre a revisão da política de cotas pelo Governo Federal, com a inclusão de pessoas quilombolas e tratando sobre a política de permanência, para que esses jovens possam ser prioridade nos auxílios de apoio estudantil.

O segundo tema foi sobre reclamações de comunidades da Zona Rural, que estão prejudicadas pela questão da falta de água, em especial pelo abastecimento de carro pipa que é feito pela Secretaria de Agricultura.

De acordo com a vereadora, a justificativa apresentada para a situação é que a Secretaria de Finanças não fez o devido encaminhamento dos recursos. Jô disse que espera que a interrupção não seja por falta de pessoal para dar continuidade a questões burocráticas.

Por fim, a vereadora agradeceu o apoio de todas as organizações, tanto em nível Norte e Nordeste, como também da cidade de Campina Grande, após nota instituída por uma pessoa que se diz representante do Movimento Negro. A vereadora mencionou que o seu trabalho faz parte da sua trajetória e história de vida, não começando com o mandato de vereadora e demonstrou felicidade por poder contar com tantos apoios neste momento.

Foto: Josenildo Costa

Alexandre Pereira (UNIÃO) prestou solidariedade ao funcionário da Câmara Municipal, o servidor Bosco, que foi assaltado e teve seu carro roubado. Nesse sentido, fez críticas à gestão estadual, mencionando que a Segurança não é de interesse da gestão e que o interesse é favorecer uma minoria que prega terror na cidade.

Ele também prestou solidariedade ao Dr. Saulo Freire e a todos os comerciantes e empresários, que durante o dia de ontem, tiveram problemas com a queda de energia e a Energisa não tomou nenhuma providência para solucionar o problema, afetando também o hospital localizado nas proximidades que atua na área da oftalmologia. Alexandre acrescentou que hoje se paga o poste, a energia, mas não conta com assistência da empresa.

“É lamentável que uma lei que nós votamos aqui, para que houvesse a retirada de postes nas calçadas de quem faz obra na sua casa, tem que pagar a Energisa. Se quer colocar um transformador, tem que comprar o poste, o transformador e ainda tem que fazer o termo de doação para a Energisa e esperar meses da boa vontade da empresa para fazer a instalação”, lamentou.

Olimpio Oliveira (UNIÃO), nas suas palavras iniciais parabenizou a servidora Sayonara, pelo seu aniversário, ressaltando a sua competência.

Em seguida, mencionou a articulação com a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Campina Grande, que trouxeram demandas e se reuniram com a presidência da CASA, com a Comissão de Constituição e Justiça, saindo um compromisso da Mesa Diretora de votar dois projetos da autoria do vereador, que foram sugeridos pela Associação.

Foto: Josenildo Costa

De acordo com Olímpio, o primeiro projeto foi reconhecendo a atividade como utilidade pública e o segundo para permitir o uso da faixa exclusiva para ônibus por parte dos veículos que realizam o transporte remunerado por meio de aplicativos digitais para o embarque e desembarque de passageiros.

O projeto que já foi aprovado pelo plenário, foi para apreciação do prefeito no último dia 16 de outubro, mas não foi sancionado, nem vetado. Nisso, de acordo com o art. 43, do regimento interno suscita a situação de sanção tácita.

Olimpio ainda informou que tomou conhecimento de que a STTP anunciou, atendendo a pedido da Associação Comercial, o estabelecimento de pontos de parada na Avenida Floriano Peixoto para motoristas de aplicativo. No entanto, Olímpio disse que é importante ser respeitada a vontade dos 23 vereadores e mais ainda, a sugestão dos motoristas de aplicativo.

“A STTP parece que quer pegar um atalho. É estranho esse tipo de debate, pois em uma matéria de interesse dos motoristas do aplicativo, se toma uma decisão ouvindo a Associação Comercial?’’.

Encerrando sua fala, o vereador disse que para restabelecer a prerrogativa da CASA, está apresentando ao presidente um ofício solicitando a promulgação do projeto de lei, pois através desse projeto, o objetivo é facilitar a vida não só do motorista do aplicativo, mas também da pessoa idosa, com deficiência, gestantes, enfermas ou com qualquer limitação de locomoção.

Os vereadores Pimentel Filho (PSD) e Bruno Faustino (PTB), também usaram a tribuna.

Você pode acompanhar a participação através do portal www.camaracg.pb.gov.br, pelo youtube camaracg oficial (https://www.youtube.com/@CamaraCGOficial) ou através das matérias de suas Assessorias de Imprensa.

Foto: Josenildo Costa

A 111ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta terça-feira (14), foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB). Durante a sessão foram aprovados requerimentos.

DIVICOM/CMCG