Reprodução: TV Câmara

A 61ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, realizada nesta terça-feira (20) foi aberta pelo presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), em seguida, ele passou a direção dos trabalhos para o vereador Sargento Neto (PSD). O presidente juntamente com o vereador Saulo Noronha (SD) foram participar de uma reunião no Gabinete do Prefeito.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O Sargento Neto fez a leitura do expediente, destacando a realização da Tribuna Livre solicitada pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por meio do Ofício nº 03/2021, enviado pelo Gerente da Agência Regional de Campina Grande, o Senhor João Alberto Miranda Leite, para apresentar o portfólio do SEBRAE e sua atuação em políticas públicas.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Eva Gouveia (PSD) solicitou um minuto de silêncio em Memórias Póstumas à líder comunitária Cleonice Gomes, que presidia o Clube Mães de Monte Castelo. Se acostaram ao pedido, Dona Fátima (PODE), Jô Oliveira (PC do B), Rubens Nascimento (DEM) e Olímpio Oliveira (PSL).

Saulo Noronha (SD), lembrou o falecimento de Reginaldo Salgueiro, da Rádio Shalom.

Anderson Almeida (PODE) lamentou a morte do pai da vereadora Valéria Aragão (PTB), o senhor Wanderlan Pereira da Silva, se acostou ao pedido, Rubens Nascimento (DEM) e o Sargento Neto.

Dona Fátima lembrou a morte da sua amiga, a professora Luzia dos Santos Silva; e Anderson Almeida, o falecimento do advogado Dagmar de Oliveira (Dadá).

PEQUENO EXPEDIENTE

O vereador Waldeny Santana (DEM) falou da sua alegria em poder informar a CASA que recebeu a notícia da liberação de R$ 700 mil para a estrutura da prática desportiva de Campina Grande. Uma emenda do deputado federal, Efraim Filho. Ele também fez o relato das suas visitas ao Complexo Habitacional Aluízio Campos, ao Portal Sudoeste e ao Acácio Figueiredo. Sempre voltado para as possibilidades de geração de emprego e renda. Waldeny lembrou a ainda a necessidade da construção de um Mercado no Portal Sudoeste.

GRANDE EXPEDIENTE

Rubens Nascimento abriu o grande expediente desejando a bênção de Deus a cada um dos seus amigos e a todos os amigos parlamentares, no Dia do Amigo, lembrou do aniversário hoje, do seu filho João Arthur, que completa quatro anos e deu boas vindas a João Alberto (Sebrae).

Falou da sua felicidade de ser vacinado no último sábado, e lamentou a impossibilidade de Fernando Soares, de Marcos Jatobá e tantas outras vítimas fatais da Covid-19 de receberem a vacina.

Lembrou que hoje, “o governador se coloca como o grande operador na questão da vacinação, o que não é. As vacinas são distribuídas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, aqui, parabenizo o ministro da Saúde. O Estado é um mero despachante das vacinas para os municípios”.

Rubens parabenizou ainda as Prefeituras municipais e os secretários de saúde pelo trabalho. Destacou a gestão Romero Rodrigues que trabalhou muito no combate a proliferação do vírus e ao prefeito Bruno Cunha Lima que dá continuidade ao combate dessa pandemia.

Alexandre Pereira (PSD) relatou a sua preocupação no que diz respeito à regulação de vagas nos hospitais João XXIII e Alcides Carneiro (HU). O primeiro, em referência cardiológica, e o segundo em doenças raras e infectocontagiosas.

Informou que muitas pessoas passam muitos dias na UPA aguardando uma vaga nos hospitais, o que é um absurdo, e que a Câmara precisa saber quantos leitos estão disponíveis pelo SUS.

Ele disse que já solicitou informações à Secretaria Municipal de Saúde, que vai pedir o acompanhamento da Curadoria da Saúde no sentido de resolver esse problema de falta de leitos.

Os vereadores, Olímpio Oliveira e Jô Oliveira se acostaram às palavras de Alexandre e destacaram a importância do tema.

Anderson Almeida (PODE) falou da importância do debate apresentado por Alexandre, da necessidade de uma solução, já que o atendimento deve ser universal e que vai continuar trabalhando ao lado dos seus pares por uma melhor assistência à saúde. “Não existe apenas a Covid-19, temos outras doenças que necessitam cuidados para se evitar óbitos. Temos dois hospitais que cuidam muito bem das pessoas infectadas pelo Coronavírus”, destacou.

Dona Fátima disse que vai entrar nesta luta ao lado dos vereadores, e exemplificou o descaso, uma pessoa que ela conhecia, passou mais de 20 dias na UPA esperando vaga no hospital, recebeu alta da UPA pela manhã e morreu à tarde.

TRIBUNA LIVRE

Na Tribuna Livre da sessão desta terça-feira (20), solicitada pelo Gerente da Regional de Campina Grande, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, João Alberto Miranda Leite, foi apresentado o portfólio do SEBRAE e sua atuação em políticas públicas.

Ele agradeceu a oportunidade de apresentar o trabalho do Sebrae, e a visita do vereador Waldeny Santana.

DADOS – Ele informou que a Regional de Campina Grande atende a cidade e mais 37 municípios.

São 410 mil habitantes;

  • 37 mil empresas;
  • 23.900 inscritos no MEI – Microempreendedor Individual;
  • 10.600 Microempresas;
  • 1.221 Empresas de Pequeno Porte.

De acordo com João Alberto, Campina conta com 17 mil serviços; 13 mil no comércio e 650 indústrias. Tem 8,7% no grau de empreendedorismo, enquanto o Estado tem 6%.

João Alberto falou da necessidade da renovação da Lei Geral – Lei 60 de 2022; da criação da Casa do Empreendedor; do aporte de turismo de Campina e que o Sebrae já tem parcerias com oito municípios circunvizinhos; e parceria com a Câmara Municipal, a SEDE, a AMDE e Secretaria de Tecnologia, para um reforço ao Ecossistema de Inovação.

Falou ainda da plataforma lançada em Campina Grande, a Vitrine Virtual, o Marketplace já conta com mais de 150 empresas cadastradas.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL) cumprimentou Waldeny por trazer o SEBRAE a Câmara, e que vê a sua vontade de fazer acontecer no terreno fértil da prestação de serviço.

Rubens Nascimento, Eva Gouveia, Jô Oliveira também destacaram o trabalho do SEBRAE e destacaram o trabalho relevante de Waldeny no que diz respeito à criação de oportunidades de geração de emprego e renda.

João Alberto informou que esteve no Rio de Janeiro com o dirigente das quadrilhas juninas, para conhecer o trabalho das escolas de samba; também destacou a inscrição de Campina Grande no Cidade Criativa, que já foi classificado pela Unesco, agora disputa com Recife. O resultado deve sair em breve, e ao final concluiu-se que se deve criar a Frente Parlamentar da Microempresa. Ele agradeceu a participação e apoio dos vereadores.

O sargento Neto encerrou a sessão agradecendo a presença de João Alberto na Tribuna Livre, realizada em formato remoto, e convidou os vereadores para a sessão desta quarta-feira (21) a partir das 9h30. Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG