Foto: Josenildo Costa

Na manhã desta terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Campina Grande estava agendada para deliberar sobre matérias de grande relevância, tanto para o Poder Legislativo quanto para o Executivo. Entretanto, a sessão que prometia ser decisiva para o avanço de pautas importantes acabou sendo marcada por impasses, impedindo a entrada em regime de urgência das matérias em questão.

O ambiente político sugeria a possibilidade de um acordo entre as bancadas para a votação das propostas em pauta. No entanto, o cenário promissor desmoronou quando surgiram divergências entre os parlamentares, resultando na suspensão das matérias que aguardavam votação.

“Orçamento Impositivo e LOA”
A expectativa era que na sessão, avanços significativos acontecessem em temas importantes para a cidade, abrangendo tanto questões legislativas quanto executivas. Contudo, os impasses inesperados adiaram as decisões que poderiam impactar diretamente a vida dos cidadãos campinenses.

A Câmara de Vereadores se viu diante de debates, evidenciando a complexidade e a diversidade de opiniões entre bancadas. A população agora aguarda novos desdobramentos e a resolução dessas divergências, na esperança de que as matérias em questão sejam retomadas em breve para apreciação e votação.

Foto: Josenildo Costa

Márcio Melo (PSD) – na Tribuna fez um esclarecimento a respeito do G6, afirmando que o bloco tem como base a realização de um trabalho sério, com debates e com discussões internas. Disse ainda que o G6 tem independência em todos os sentidos “O grupo sério e não vamos permitir que seja rotulado. Vamos defender a cidade de Campina Grande. Este é o nosso recado, o G6 vai votar sim ou não e que não vamos ser pautados por A ou B”, concluiu.

Foto: Josenildo Costa

Jô Oliveira (PCdoB), disse que esteve em Salvador para pautar as questões raciais do país, podendo pontuar ações e propostas para o governo federal e que na última sexta-feira também esteve na cidade de São Paulo, compartilhando experiência de ser vereadora de Campina Grande e para pensar políticas públicas para mulheres e compartilhar também com o Governo Federal. Também falou a respeito da saúde de Campina Grande, e da visita de representante do Ministério da Saúde no município.

Olimpio Oliveira (UNIÃO) citou o projeto de sua autoria, que foi protocolado na CASA, com o intuito de reduzir os furtos de fios e cabos elétricos. O vereador destacou as ações lamentáveis deste tipo de furto, que geralmente acontece para que os usuários consigam adquirir drogas. Nesse sentido, Olímpio disse que se há quem rouba, há quem compra e por isso, o projeto tem o objetivo de determinar que aquele que comercializa e estoca este tipo de material, formalize a informação da sua procedência, com o registro oficial da entrada do material indicando a origem e a documentação do fornecedor.

O vereador ainda ressaltou a dificuldade de retorno dos serviços quando furtos dessa natureza acontecem. Do ponto de vista criminal, disse que quando chegam na Central de Polícia com alguém preso em flagrante por esse motivo, não há como localizar a vítima, o que impede a formalização do flagrante. Portanto, a intenção é ser um projeto administrativo para se ter controle sobre esse comércio.

Foto: Josenildo Costa

Napoleão Maracajá (PT) disse que gostaria que os requerimentos da CASA tivessem respostas por parte do governo. Disse que teve informações de atraso dos salários de profissionais do Hospital Antônio Targino, mas que ainda busca informações para confirmar a situação. Napoleão também informou que protocolou um requerimento solicitando ao Prefeito e Secretário de Educação, o pagamento dos outros 5% que estão devendo ao pessoal do apoio das escolas.

Napoleão ainda informou que hoje às 14h se reunirá com o secretário de Saúde e disse que convidou Luciano Breno (PP) para participar.

Foto: Josenildo Costa

Bruno Faustino (PTB) registrou a realização do evento de esporte na área das artes marciais, com o seminário de Karatê Tradicional, na escola Estadual Álvaro Gaudêncio, com a presença do mestre Niltão, referência do Rio Grande Norte. Ele também citou o projeto social de artes marciais realizado pelo Presidente Elier Dias da Nobrega e pelo professor e diretor técnico Herlon Pereira, que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda. Na oportunidade do evento, Bruno disse que viu nos olhos não só dos alunos, mas também dos familiares, a importância de levar o esporte às pessoas que mais precisam. Nesse sentido, falou sobre levar os esportes de luta para as escolas municipais, citando um projeto já aprovado na CASA, mas que até o momento não foi implementado. Por fim, citou o nome dos profissionais e professores Adriano Pontes, Marcos e Orimar.

Renan Maracajá (Republicanos) disse que semelhante à situação citada pelo vereador Bruno, também se encontra o futebol e o futevôlei na cidade de Campina Grande, com ausência de incentivos e investimentos. Ele disse que espera que o novo secretário, ex-vereador Dinho, possa ter um olhar para as categorias. Renan ainda citou as quadras no Parque da Criança, de vôlei e beach tênis, que não tem utilização.

Napoleão Maracajá (PT) solicitou um aparte, questionando qual é a política de esporte para o município e principalmente para os peladeiros, visto que a especulação imobiliária engoliu as áreas de práticas esportivas.

Bruno Faustino (PTB), concluindo sua fala, também citou a situação que se encontra o ginásio O Meninão, com ausência de iluminação e praticamente inutilizado. De acordo com o vereador, as práticas esportivas que acontecem no local, precisam ser paralisadas a partir das 17h, diante da ausência dessa infraestrutura. Resumindo, o vereador disse que o local se encontra em verdadeiro abandono.

Anderson Almeida (MDB), reforçou o tema, citando que no último domingo aconteceu um passeio ciclístico, sendo um dos maiores que já viu ocorrer na cidade, realizado por Gilberto em comemoração aos 30 anos da sua empresa Gilberto Bicicletas, com zero apoio público. O vereador parabenizou Gilberto pelos 30 anos de empresa, mas também pela realização do passeio ciclístico, onde o ingresso foi um kg de alimento e serão doados as casas carentes da cidade de Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa

Pimentel Filho (PSD) disse que na semana passada o governador do estado esteve na APAE de Campina Grande, inaugurando um sonho da instituição, que é a quadra esportiva. Na ocasião, foi solicitado o pedido de duas piscinas, uma coberta e uma aberta, e o governador de imediato autorizou o seu governo destinar recursos para a construção. Além dessas ações, informou que na próxima sexta-feira, o governador estará novamente na cidade, para inaugurar o arco metropolitano leste. O vereador reforçou os benefícios da obra para a cidade e para as demais cidades vizinhas, sendo investimento estruturante e citou também outros dois investimentos, que é o Hospital de Clínicas e a estrada que interliga Galante à Alça Sudoeste, ressaltando a importância das ações para as localidades. Pimentel encerrou a sua fala, mencionando as boas notícias e agradecendo ao governo do estado, enfatizando também as ações na área da saúde, com destaque ao Hospital de Trauma e da hemodinâmica. ‘’ O Governo de João Azevedo tem um olhar voltado para a cidade de Campina Grande’’ – disse.

Solicitando um aparte, Renan Maracajá parabenizou também o governador pela grande obra da quadra em tamanhos oficiais na APAE, além do anúncio das duas piscinas. Encerrando a fala, relembrou um evento que realizou por 2 anos seguidos, com atletas de futevôlei, mas sem apoio do poder executivo municipal. ‘’ Para nós, foi negado qualquer tipo de estrutura’’ – disse.

Foto: Josenildo Costa

Olimpio, também solicitando um aparte, registrou as ações do governo do estado, que tem dado evidente demonstração de que é um governo operoso. ‘’ Enquanto outros atores administrativos chamam com estardalhaço para assinaturas de ordem de serviço, o governador João Azevedo mostra serviço’’. Em seguida, disse que estará participando da entrega de mais uma aeronave e dezenas de viatura para o sistema de segurança pública da paraíba, ressaltando a necessidade dos equipamentos, pois nas ações de grande complexidade, quer seja no sequestro ou de assaltos, tem uma importância fundamental.

Por fim, Pimentel disse que depois irá falar sobre a distribuição do leite que é realizado pelo Governo do Estado, pois é preciso fazer alguns consertos, visto que no Distrito de São José da Mata, o leite foi transferido para Puxinanã. Ainda disse que a quadra esportiva de Galante, que passou 8 anos fechada e quando conseguiram através do governo estadual o retorno do funcionamento, o leite que já estava sendo entregue em outro local, foi transferido para a quadra. Ele disse que levará essas informações para a secretaria do Governo do Estado, pois tem certeza que eles não sabem como estão sendo realizadas as distribuições.

Marcio Melo, sobre o tema, disse que a comunidade tem reclamado devido essa transferência para a quadra e ainda acrescentou que a pessoa que é responsável pela entrega do leite, está se utilizando da ação, para fazer politicagem e pedir votos pessoais para sua campanha de vereador. Como sugestão, pediu que a sobra do leite fosse enviada para instituições de caridade, pois o responsável que foi citado está destinando doações para onde quer, em troca de votos.

A 125ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta terça-feira (19) foi presidida por Bruno Faustino (PTB) e secretariada por Renan Maracajá (Republicanos).

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quarta-feira (20), a ser realizada em formato híbrido a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG