O vereador Renan Maracajá (Republicanos) submeteu à apreciação da Câmara Municipal de Campina Grande o Projeto de Lei Nº 154/2023, que versa sobre a reserva de vagas de estacionamento em shoppings centers, centros comerciais e hipermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo. A proposta inclui a sinalização dessas vagas com placas indicativas e demarcação horizontal contendo o símbolo universalmente reconhecido.

Após análise e discussão entre os vereadores da Câmara Municipal, o Projeto de Lei foi aprovado de forma unânime na Casa de Félix Araújo, demonstrando o reconhecimento da importância e relevância da medida para os cidadãos. Agora, aguarda-se a sanção por parte do prefeito Bruno Cunha Lima para que entre em vigor.

A iniciativa visa proporcionar maior comodidade e acessibilidade para gestantes e mães com crianças de colo durante suas atividades de compras nos estabelecimentos comerciais da cidade. A reserva de vagas de estacionamento sinalizadas permite que essas pessoas possam estacionar mais próximo dos locais de destino, evitando deslocamentos excessivos e proporcionando maior conforto em momentos que demandam cuidados especiais.

O vereador Renan Maracajá destaca que a aprovação do projeto é um importante passo para a garantia dos direitos e bem-estar das gestantes e mães com crianças pequenas, contribuindo para tornar a cidade mais inclusiva e solidária. “A medida visa sensibilizar o poder público, os centros comerciais e a sociedade, como um todo, para a importância de se criar ambientes que considerem as necessidades específicas desses grupos, promovendo assim uma cultura de respeito e acolhimento” destacou Renan.

Com a implementação das reservas de vagas de estacionamento para gestantes e mães com crianças de colo, Campina Grande se alinha a outras cidades que já adotaram medidas semelhantes, seguindo uma tendência de inclusão e cuidado com os cidadãos mais vulneráveis.

A expectativa é de que, com a efetivação dessa medida por parte do poder executivo, a experiência de compras e deslocamento desses grupos seja mais tranquila e segura, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todas as famílias do município que se encontram nessas condições específicas.