Foto: Josenildo Costa

A Câmara Municipal de Campina Grande reuniu-se em uma significativa celebração no último dia 20 de novembro para marcar o Dia da Consciência Negra, data emblemática escolhida em memória do líder negro Zumbi dos Palmares, que dedicou sua vida à resistência contra a escravidão no nordeste brasileiro.

A ocasião proporcionou uma profunda reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, desde os tempos sombrios da escravidão até os desafios contemporâneos enfrentados por gerações de afro-brasileiros, que, mesmo diante dos avanços na luta por igualdade, ainda enfrentam preconceito e desigualdade.

A vereadora Jô Oliveira, do PCdoB, destacou a importância de manter a vigilância na busca pela igualdade racial e combate a outras formas de desigualdade nos dias atuais. Ela ressaltou que a Consciência Negra é uma oportunidade para uma reflexão histórica e cultural sobre a percepção que os negros têm de si mesmos. A luta incessante contra a discriminação racial e a desigualdade social é uma causa que jamais deve ser relegada a segundo plano.

“Enquanto vereadora e representante negra nesta Casa, não vamos nos calar. A luta pela igualdade deve ser contínua e incansável. A Consciência Negra é um lembrete poderoso de que a jornada rumo à equidade não pode conhecer descanso”, enfatizou a vereadora Jô Oliveira.

Foto: Josenildo Costa

A Câmara Municipal de Campina Grande reitera seu compromisso com a promoção da igualdade racial e se une às vozes que clamam por um futuro onde a diversidade seja não apenas reconhecida, mas também celebrada em toda a sua riqueza e complexidade.

Jô Oliveira (PCdoB) fez o registro do momento marcante que aconteceu na Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, com representações dos que fazem a luta antirracista na cidade de Campina Grande.

TRIBUNA

Rostand PB (PP) na Tribuna ele reforçou o convite para o I Evento do Grau que acontecerá no Arco Metropolitano Leste.

Olimpio Oliveira (UNIÃO) fez uma breve fala sobre a realização da Audiência Pública que aconteceu na manhã de hoje, em seguida, falou sobre o atraso do pagamento da bolsa das pessoas aprovadas no concurso público da Guarda Civil Municipal.

Foto: Josenildo Costa

Alexandre Pereira (UNIÃO) prestou solidariedade a vereadora Carol Gomes, mas destacou que é fácil um grupo ser solidário às mulheres quando fazem parte da mesma linha ideológica, ignorando-as quando estão no outro espectro político; tratou sobre a menção da coluna ‘À parte’, do último dia 18, que fala sobre a prisão de um religioso de João Pessoa, que tinha a responsabilidade de cuidar de uma instituição e dos recursos recebidos.

ABASTECIMENTO D´AGUA

Saulo Noronha (SD) mencionou o ocorrido no último sábado, na localidade do Sítio Estreito e região, onde um grande número de moradores reclamou pela falta de água, apesar de realizarem o pagamento das contas e convidou o G5 para fazer uma visita na localidade.

Foto: Josenildo Costa

Jô Oliveira (PCdoB) disse que acompanhou a fala do vereador Saulo Noronha e dialogou com o Gerente da Cagepa, Lucílio e registrou que os pipeiros não foram pagos pelo abastecimento de água potável, pelo município.

Aldo Cabral (PSD) também mencionou o Programa Campina Bem Cuidada que foi ao Bairro do Mutirão e agradeceu pelas ações que tem beneficiado a população. Sobre a falta de água, disse que na localidade também estão com esse problema e que a Cagepa está fazendo cobranças de contas de esgoto que já ultrapassam os 30 anos.

Janduy Ferreira (PSDB) com relação ao abastecimento de água, disse que não há problemas apenas na zona rural, mas também dentro da cidade de Campina Grande, exemplificando a situação da Rua Cabaceiras que a Cagepa não está abastecendo o local.

Luciano Breno (PP) justificou o atraso que ocorreu nos repasses da bolsa dos profissionais que aguardam convocação do concurso da Guarda Civil Municipal, informando que o motivo do atraso foi devido a mudança de secretário da pasta. Luciano informou que os pagamentos serão realizados hoje e dessa forma, regularizados. Registrou o Programa Campina Bem Cuidada, ações de pavimentação, abertura de avenidas e iluminação. Sobre o abastecimento de água, o vereador apresentou documentos que comprovam o recebimento dos serviços por meio dos carros pipas, com datas e assinaturas.

Marinaldo Cardoso (Republicanos), sobre “Vôo Campina”, convocou os vereadores para que todos possam estar inseridos nessa campanha, em prol do crescimento da cidade.

HOSPITAL DA FAP

Marinaldo Cardoso (Republicanos) trouxe esclarecimentos no que diz respeito à problemática do Hospital da FAP, enfatizando inicialmente que os vereadores nunca foram omissos e a CASA sempre defendeu a instituição, compreendendo o valioso trabalho que é realizado. Além disso, mencionou a atuação da Comissão de Saúde no biênio passado e neste biênio, se preocupando com a saúde da cidade, incluindo o Hospital da FAP.

Foto: Josenildo Costa

Nesse sentido, o presidente informou que no último dia 14, participou de uma reunião com o secretário de Saúde Carlos Dunga Jr. e com Derlópidas para encontrar soluções. O vereador fez a transmissão da fala do secretário, que mencionou a reunião realizada e o acordo para os pagamentos.

COMISSÃO DE SAÚDE

Alexandre Pereira (UNIÃO) solicitou um aparte, destacando que Dr. Derlópidas buscou o vereador e ele entrou em contato com os secretários, onde eles demonstraram que já estavam encontrando soluções para a situação. Além disso, falou sobre as ações realizadas pela Comissão da Saúde, que muitas vezes não repercutem positivamente e que o vereador está de parabéns por trazer um assunto importante para a Casa.

Foto: Josenildo Costa

Fabiana Gomes (PSD), que já participou da Comissão de Saúde, reforçou que a CASA nunca se furtou ao diálogo e ao trabalho e que a partir da atuação, TAC’s foram assinados, além das vezes que os vereadores foram à Brasília em busca de emendas para o Hospital da FAP, Hospital HU e outras instituições.

Ainda sobre o assunto falaram os vereadores: Pimentel Filho (PSD) e Bruno Faustino (PTB).

Acompanhe o conteúdo e uso da tribuna através do portal www.camaracg.pb.gov.br, pelo canal no youtube CâmaraCG Oficial (https://www.youtube.com/@CamaraCGOficial) ou através das matérias de Assessorias de Imprensa dos parlamentares.

Nesta terça-feira (21) foi realizada na Câmara Municipal de Campina Grande, a 113ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa, aberta pelo presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) e em seguida presidida por Fabiana Gomes (PSD) e secretariada Luciano Breno (PP).

A sessão foi encerrada com o convite para os vereadores participarem da audiência pública sobre valores do IPTU e outros impostos municipais.

DIVICOM/CMCG