Atendendo a uma Propositura da vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima), aprovado por unanimidade, a Câmara Municipal de Campina Grande, entregou na noite desta terça-feira (03), em Sessão Solene, a Medalha de Honra ao Mérito aos jornalistas Arthur Lira, Felipe Valentim e Laisa Grisi. A sessão solene, presidida pelo vereador Marinaldo Cardoso,  reuniu vereadores, convidados, amigos e familiares dos homenageados.

Durante a sessão, a autora da propositura destacou a trajetória e o legado dos homenageados, bem como, a imensa contribuição que os três jornalistas deram para a divulgação de importantes fatos e acontecimentos da história de Campina Grande. Dona Fátima também defendeu uma imprensa livre, soberana e democrática como instrumento de promoção da igualdade, da justiça e inclusão social.

“É com grande alegria que venho a essa tribuna para reverenciar a história de três grandes jornalistas que com ética, exatidão e compromisso tem contribuído para divulgar informações verdadeiras e mostrarem a importância de uma imprensa livre para expressar os anseios e sentimentos de uma sociedade” disse.

Dona Fátima considerou a homenagem como histórica visto que a missão do jornalista é fundamental para promover a justiça, a igualdade e a plena democracia. Ao defender a liberdade de imprensa, a vereadora disse que democracia é baseada na liberdade de expressão e na transparência das informações.

“Além de seu papel na democracia, o jornalismo também tem uma responsabilidade social importante e deve ser uma força para o bem e ajudar a construir uma sociedade mais justa e inclusiva. O jornalismo é uma profissão fundamental em qualquer sociedade. Ele desempenha um papel crucial na manutenção da democracia e na proteção dos direitos e liberdades individuais “, continuou.

Para Dona Fátima, a homenagem que a Casa de Félix Araújo presta com a Medalha de Honra ao Mérito  aos jornalistas Arthur Lira, Felipe Valentim e Laisa Grisi, é mais do que justa e merecida.

“Estamos falando de três grandes comunicadores.  Sem dúvida, três profissionais de alto nível, que plantaram sementes, colheram bons frutos e mostraram através de suas matérias, como deve se comportar um jornalista comprometido com uma sociedade justa e fraterna. Esses três amigos, têm a alma de jornalismo. Arthur, Felipe e Laisa já deram provas de que entendem o jornalismo como uma profissão vital para a sociedade que desempenha um papel fundamental na manutenção da democracia e na promoção da justiça social.

Enfática, disse que Medalha é um reconhecimento e valorização de um trabalho que sempre procurou enaltecer o potencial de nossa querida Rainha da Borborema, seja na economia, educação, cultura e esportes. Uma forma de perpetuar o seu legado.

Presente na sessão, a vereadora Fabiana Gomes parabenizou Dona Fátima pela iniciativa e destacou a trajetória e o legado dos homenageados. O presidente Marinaldo Cardoso também enalteceu o trabalho dos jornalistas.

Na mesma sessão também foi entregue uma placa de Moção de Aplauso ao empresário Leonardo de Lima Braga

Convidado para falar em nome dos homenageados, o jornalista Carlos Sinqueira destacou na Tribuna, a capacidade e o potencial dos três Jornalistas. Visivelmente feliz, ele fez questão de enaltecer o bom jornalismo feito com ética, credibilidade, compromisso, e decência em tempos difíceis de combate as fake news. Ele destacou a importância do jornalismo que apura, investiga e divulga as informações com qualidade e voltado para o social.

A assessora parlamentar da Assembleia Legislativa, a jornalista Mali Veras também fez uso da palavra e enalteceu a iniciativa de Dona Fátima e o alto nível dos profissionais homenageados.

Emocionado, os três jornalistas agradeceram a Dona Fátima pela  homenagem e o reconhecimento dos vereadores. Na Tribuna, diante dos familiares, Laisa Grisi, Arthur Lira e Felipe Valentim, expressaram a alegria pela homenagem. Com os mesmos sentimentos todos falaram de forma empolgada do jornalismo como uma missão social capaz de transformar a vida das pessoas.   Para os três profissionais, receber a Honraria da Casa de Félix Araújo, foi um privilégio e uma alegria.