Campina Grande celebra nesta quarta-feira (20 de março), o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma data estabelecida pela Federação Dentária Internacional (FDI). Essa comemoração visa aumentar a conscientização sobre a importância da saúde bucal, promovendo ações preventivas e educativas em todo o mundo.

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) que é odontóloga fez o registro da data e informou que estudantes de Odontologia, professores e profissionais comemoram a data na Praça da Bandeira, com ações preventivas. Informou ainda o atendimento realizado no Odontomóvel.

A importância da saúde bucal
A saúde bucal tem um impacto significativo na qualidade de vida, bem-estar geral e autoestima dos indivíduos. Problemas dentários, como cáries e doenças periodontais, podem causar dor, desconforto e levar a problemas mais graves, como a perda de dentes. Além disso, uma má saúde bucal pode afetar outras áreas da saúde, como a cardiovascular e a digestiva, e está relacionada a doenças crônicas, como diabetes e câncer.

É crucial conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma boa higiene bucal e estimular ações preventivas, como visitas regulares ao dentista e a adoção de hábitos saudáveis.

Dicas para cuidar da saúde bucal
Escove os dentes corretamente: Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, utilizando uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor.

Use o fio dental diariamente: O fio dental ajuda a remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes, onde a escova não alcança. Utilize-o pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente antes de dormir.

Visite o dentista regularmente: Faça consultas periódicas ao dentista, pelo menos a cada seis meses, para verificar a saúde dos dentes, gengivas e realizar limpezas profissionais. Evite o tabaco e limite o consumo de álcool.

O Dia Mundial da Saúde Bucal é uma excelente oportunidade para reforçar a importância de manter a saúde bucal em dia e disseminar informações sobre cuidados e práticas preventivas. Cuide bem dos seus dentes e gengivas, siga as dicas acima e lembre-se de que uma boa saúde bucal é fundamental para uma vida saudável e feliz.

TRIBUNA
Janduy Ferreira (PSDB) mais uma vez falou da sua preocupação com as centenas de fios acostados nos postes espalhados pela cidade. Lembrou da Lei de sua autoria, que foi promulgada e até hoje não vê uma ação efetiva das autoridades.

Foi mostrada fotos com os fios soltos, mostrou foto de um poste com dezenas de fios soltos e desnecessários. Ele afirmou que “estamos nos sentindo impotentes, e essa conta vai chegar ao poder público. O que acontece aqui é um absurdo, se sabe que existem mecanismos para a retirada destes fios”. O vereador apela a quem de direito ações efetivas para solucionar o problema.

Alexandre Pereira (UNIÃO) lamentou o que a PBGás vem praticando na cidade, recentemente fez a ligação do gás natural em um condomínio na Desembargador Trindade, para isto danificou o asfalto, e o trabalho de recuperação da via foi lamentável.

O vereador cobra uma ação do Poder Pública para exigir um trabalho de qualidade após a empresa perfurar o asfalto.

Aldo Cabral (PSD) também falou a respeito dos fios soltos deixados pelas empresas de telecomunicação. Parabenizando Janduy por estar sempre cobrando soluções para este descaso.

O vereador informou da Lei aprovada e sancionada que diz respeito a cobrança que a Energisa fazia ao consumidor para a retirada de um poste, lei que não é cumprida. A empresa não respeita o consumidor. Ele informou que a empresa agora está cobrando a apresentação de um projeto para fazer a ligação.

Ele também denunciou à Cagepa que uma empresa responsável pelos reparos dos buracos, não está realizando os serviços e tem deixado ruas e avenidas precárias para veículos e locomoção da população.

Bruno Faustino (PTB) – em resposta enumerou as ações do Governo do Estado na cidade, falando em calçamentos de algumas ruas e construções de pontes.

Aldo Cabral (PSD) rebateu a informação do vereador Bruno, dizendo que o calçamento a que ele se refere foi feito por Veneziano e que ele esqueceu que o Governo fez apenas uma ponte, não quatro. “É bom não aumentar o que foi feito”, concluiu.

Rostand Paraíba (PP) voltou a falar do debate a respeito da insegurança na Praça Clementino Procópio. Disse que a Praça deveria ser revitalizada. Disse ainda que o programa Morar Melhor não está funcionando, e que o prefeito privatizou o São João. Também parabenizou o prefeito Bruno Cunha Lima pela mini reforma do Fabricão e pediu a complementação dos serviços, como equipamentos para atender aos pequenos fabricantes de calçados.

A 18ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quarta-feira (20) foi aberta pela vereadora Fabiana Gomes (PSD) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB). Durante a sessão foram aprovadas quatro atas.

Conheça e acompanhe nossos trabalhos online nas sessões solenes ou ordinárias de terça, quarta e quinta-feira, acessando o portal www.camaracg.pb.gov.br ou pelas redes sociais no (camaracg oficial) youtube.

O vereador Janduy Ferreira encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quinta-feira (21), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.