Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, dia 22, o Poder Executivo revelou o novo layout do epicentro do Maior São João do Mundo e anunciou a programação completa para o evento de 2024. Este ano, as festividades, além dos Distritos até o Parque do Povo, alcançaram o Parque Evaldo Cruz, de 29 de maio a 30 de junho.

A Câmara Municipal de Vereadores tem desempenhado um papel crucial na grandiosidade desse evento. Através de projetos de lei, discussões, audiências públicas e intervenções nos impasses, temos trabalhado incansavelmente para garantir o sucesso do São João. Em um ano especial em que celebramos os 160 anos do município, reiteramos nosso compromisso com a representação do povo campinense no legislativo.

Neste contexto, é essencial a participação ativa de todos os habitantes da Terra do Maior São João do Mundo. Convidamos cada cidadão a contribuir e a receber calorosamente os turistas, fortalecendo assim nossa cultura e nossa economia local.

Junte-se a nós nesta celebração única e histórica, onde a tradição, a música e a alegria se encontram para fazer do São João de Campina Grande sempre, O Maior São João do Mundo.

Foto: Divulgação

PEQUENO EXPEDIENTE
Olimpio Oliveira (UNIÃO) na Tribuna solicitou ao prefeito Bruno Cunha Lima e a Secretaria Municipal de Ação Social que realizem o pagamento das subvenções sociais aprovadas em dezembro que, de acordo com o vereador, ainda estão em atraso e as instituições fazendo cobranças.

Em seguida, prestou uma homenagem ao ex-prefeito Enivaldo Ribeiro e a senadora Daniela Ribeiro que estão aniversariando hoje, enfatizando a administração realizada por Enivaldo, responsável pela abertura de avenidas e construção de diversas edificações, como a edificação que hoje abriga a Câmara Municipal, o primeiro shopping center da Paraíba e o Distrito Mecânico.

Foto: Josenildo Costa

Olimpio registrou a sua contribuição com o nascedouro do Maior São João do Mundo, assim como sua atuação de parlamentar federal e que hoje aos 89 anos, ainda permanece ativo, como presidente de um partido e liderando um grande grupo político.

Em Brasília
Márcio Melo (PSD) disse que teve a oportunidade de dialogar com o deputado federal Romero Rodrigues, na sua ida a Brasília, ressaltando a destinação de emendas para Campina Grande, principalmente as que são destinadas diretamente às entidades. Além disso, falou que o mandato de Romero praticamente acabou de iniciar e que este será o ano de destinação de mais emendas para a cidade e vários outros municípios.

Ainda sobre as ações do ex-prefeito e atual Deputado Federal, Romero Rodrigues, mencionou sua visita realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro, onde destinou um valor significativo para o Hospital de Oncologia, assim como para o Hospital da FAP.

Foto: Josenildo Costa

Por fim, ressaltou que Romero Rodrigues fez questão de convidar a todos os deputados para o Maior São João do Mundo e que é preciso ter humildade, respeito e reconhecimento da história de Campina Grande, pois as ações da gestão atual não são feitas sozinhas e tem contribuições de quem construiu a cidade em outros tempos. Como exemplo, citou o Distrito de Galante, que recebeu diversas contribuições para que o evento do São João fosse criado.

“ANIVERSÁRIO DAS MALVINAS”
Janduy Ferreira (PSDB) falou a respeito do bairro das Malvinas, e a sua alegria de ter sido adotado pelo local no ano de 1993 e pela forma como aconteceu o surgimento do bairro.

Foto: Josenildo Costa

O vereador registrou que neste último sábado (23) o bairro completou 41 anos de existência e citou pessoas conhecidas na região, que lutaram pelas Malvinas e contribuíram com a sua história, como o poeta que criou o hino do bairro, Adgelson Cavalcante. “Jamais vou esquecer do acolhimento que me foi concedido naquele bairro, tanto para mim, como para meus oito irmãos e família”, frisou.

AINDA CAGEPA
Alexandre Pereira (UNIÃO) inicialmente mencionou a audiência pública da tarde desta terça-feira (26) da CAGEPA, para divulgar o percentual de reajuste no valor da água e do esgoto. O vereador criticou a prestação de serviço da empresa, visto que além da falta de água constante em diversos bairros da cidade, a água tem chegado com uma coloração escura.

Em seguida, o vereador mencionou dados do IBGE que tratam das taxas de analfabetismo no país, com a Paraíba registrando a terceira maior taxa. Alexandre ressaltou que faltam políticas públicas sérias e que o Estado não é um mar de rosas que o governo desenha em suas redes sociais, através da mídia patrocinada pelo Governo. Ele ainda acrescentou que os alunos são aprovados para não registrarem baixos índices de aprovação. Com relação a Segurança Pública, o vereador mencionou a guerra de facções na área metropolitana.

Foto: Josenildo Costa

Por fim, concluiu sua fala, mencionando que a partir do dia 29 a Paraíba sairá do percentual de 18% de ICMS, para 20%. “Parabéns aos deputados que votaram a favor da lei, contrariando mais de 19 estados que optaram por abrir mão do reajuste do ICMS”, criticou.

Rostand PARAÍBA (PP) em concordância com a fala do vereador que o antecedeu, registrou que a CAGEPA precisa dialogar com o Governo do Estado, diante da falta de água nos bairros da Zona Leste e demais bairros de Campina Grande.

SOBRE CPI
Anderson Almeida (PSB) disse que ia tratar sobre os requerimentos de abertura de CPI que já foram protocolados, mas foi surpreendido na pauta do dia com três pedidos de suplementação e abertura de crédito, em uma lei orçamentária que o prefeito ainda não promulgou os vetos que a CASA derrubou.

Anderson acrescentou que de acordo com o art. 222 do regimento interno da Casa Legislativa, após o veto ser rejeitado na casa, o Chefe do Poder Executivo tem 48h para fazer a sanção e promulgar o veto, fechando-se assim a Lei Orçamentária Anual. Em caso de não ser sancionada e promulgada, o presidente da Casa Legislativa tem a obrigação de realizar o ato. Apenas dessa forma, Anderson disse que será possível avaliar se votarão a favor ou contra, nas mudanças do orçamento que foram enviadas.

Pimentel Filho (PSD) ressaltou que é preciso que a CASA comece a cumprir o regimento e a lei orgânica, se referindo ao presidente da Câmara, que deve fazer a promulgação, seguindo o regimento interno da CASA.

Napoleão Maracajá (PT) disse que quando a CASA não reage a uma decisão arbitrária e ilegal do executivo, é a CASA que se apequena.

JÔ NA UNEGRO
Jô Oliveira (PCdoB) registrou a sua participação no seminário da UNEGRO – União de Negras e Negros do Brasil, realizado em Salvador, para tratar das questões da discriminação racial no país. Na ocasião foi possível dialogar com nove Ministérios sobre essa pauta e como é possível levar a discussão para os municípios e estados. O seminário foi promovido pelo MEC, pelo Governo Federal, pelo Governo do Estado e pela Universidade Federal da Bahia.

Dentro das discussões, uma das preocupações do Ministério da Educação é exatamente criar ferramentas onde possam rastrear a localidade em que se encontram os altos índices de analfabetismo e para que os gestores tenham a responsabilidade de apresentar os dados da instituição. A vereadora ressaltou que quando se chega na rede estadual sem saber ler, é porque o problema se encontra nos anos iniciais.

Além do Ministério da Educação, houve o diálogo com outros ministérios, pautando temas como saúde da população negra, políticas de empregabilidade, novos editais para qualificação das cozinhas solidárias, promoção de moradias seguras e outras melhorias de pessoas da periferia, acesso à internet de qualidade, necessidade de fomento à cultura e abertura de editais, ampliação de territórios quilombolas, participação popular e ampliação da presença da sociedade civil com a ampliação das conferências, entre outros temas.

MINUTO DE SILÊNCIO
Ivonete Ludgério (PL) solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma a Carlos Alberto Duarte, que foi secretário de Campina Grande, e gerente do banco Itaú.

Jô Oliveira (PCdoB) incluiu o nome de Eduardo Jorge – Professor da Universidade Estadual da Paraíba, do Departamento de Sociologia;

Rostand Paraíba (PP) – Eliaquim Pereira Soares; e Dra Carla – Priscila Oliveira;

Nesta terça-feira (26), a 20ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, foi presidida por Fabiana Gomes (PSD) e Alexandre Pereira (UNIÃO), secretariada por Janduy Ferreira (PSDB) e Anderson Almeida (PSB), com a participação de 21 vereadores.

Com o esvaziamento da sessão, o vereador Alexandre Pereira (UNIÃO), encerrou os trabalhos, convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quarta-feira (27), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG