Fotos: Josenildo Costa

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) registrou o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, comemorado no dia 2 de abril, reafirmando o compromisso do mandato com políticas públicas que atendam às necessidades dessa comunidade.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Fabiana Gomes acrescentou que ao longo da sua atuação, tem apresentado diversas matérias legislativas, voltadas para garantir uma maior inclusão e apoio às pessoas com autismo na cidade. A vereadora também registrou a atuação dos demais colegas parlamentares na Casa Legislativa, que têm demonstrado sensibilidade à causa, o que é essencial para o progresso de ações em prol dessas pessoas.

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.

Foto: Josenildo Costa

Fabiana ressaltou que autismo não é uma limitação, mas uma expressão única de diversidade humana, e que se tem o dever de assegurar que cada indivíduo tenha acesso à educação, ao emprego e oportunidades de vida plena.

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores.

Sintomas:
De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:

– ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

– o paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

– domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.

Tratamento:
O autismo é um transtorno crônico mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

Foto: Josenildo Costa

TRIBUNA
Rostand PB (PP) fez o registro do evento que participou na sede da Federação de Indústrias da Paraíba (FIEP), na última sexta-feira, para a assinatura do protocolo de intenções pelo governador João Azevedo, com o grupo Vertys, para instalação de uma montadora de motos elétricas e um centro de distribuição de ares-condicionados, gerando novas vagas de emprego.

O vereador relembrou que o gestor municipal também realizou uma solenidade no início do mandato que anunciava a instalação de uma empresa de motos e carros elétricos na cidade, mas que até o momento a ação não aconteceu.

Foto: Josenildo Costa

FIEP
Na próxima terça-feira (9), será realizada a eleição para o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o empresário Francisco Benevides Gadelha (Buega Gadelha), eleito para o período de 2023 a 2027, foi afastado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O empresário Cassiano Pereira é o candidato de Campina Grande.

Pimentel Filho (PSB) falou inicialmente sobre as novas eleições da Federação de Indústrias da Paraíba (FIEP), que acontecerá no próximo dia 9 de abril. Três candidatos participam da eleição. Pimentel disse que é preciso que a Câmara Municipal de Campina Grande faça parte desse processo, visto que Campina Grande é o único município do interior do Brasil, que tem a sede da FIEP.

O vereador defende que é preciso interceder no convencimento para que o Sindicato de Campina Grande vote de forma unânime no nome do representante da cidade, Cassiano Pereira, empresário campinense com experiência na vida pública, onde ocupou cargos públicos no estado.

Jô Oliveira (PCdoB) retornou ao tema das eleições da Federação das Indústrias, reforçando a importância de acompanhar, até mesmo pela história e fortalecimento dos nomes que levam a FIEP a esse lugar, garantindo que seja o melhor resultado para Campina Grande, principalmente para aqueles que esperam a permanência da FIEP na cidade.

Foto: Josenildo Costa

CHUVAS
Márcio Melo (PSD) alertou novamente sobre a chegada das chuvas no Sítio Jorge, que no dia de ontem ficaram ilhados. O vereador apresentou fotos da situação e registrou que a Secretaria de Agricultura colocou manilhas em locais onde não poderia e na primeira chuva que aconteceu elas foram levadas e a população ficou isolada.

Márcio disse que anteriormente realizava toda a prevenção, mas nesses últimos três anos vem cobrando da Prefeitura a realização das passagens molhadas. O vereador acrescentou que quando esteve em Brasília com o deputado Romero Rodrigues, ele realizou a destinação de emendas para a construção das três passagens molhadas no Sítio Jorge, além de calçamentos. Sobre as chuvas na cidade, citou o alagamento no Shopping Luiza Motta, com bueiros obstruídos.

Foto: Josenildo Costa

SÃO JOÃO
Napoleão Maracajá (PT) registrou a presença do presidente dos Sindicatos dos Vigilantes que trouxe um comunicado que foi enviado à empresa ‘’Artes produção e eventos’’ (empresa privada que faz a gestão do São João de Campina Grande), que de acordo com o presidente, no ano passado, os vigilantes ficaram sob sol e chuva durante as festividades do São João, sendo necessário uma ação junto à justiça para garantir condições de trabalho adequadas. O vereador disse que neste ano, a empresa está sendo comunicada para não repetir o mesmo erro.

Disse que no Jornal da Paraíba, foi informado que a Prefeitura está realizando um processo seletivo de contratação de 250 pessoas para trabalhar nas festividades do Maior São João do Mundo. Com isso, o vereador expressou uma dúvida, com relação a atuação da empresa e do município, no que diz respeito aos direitos e obrigações na realização da festa.

Ele está pedindo informação ao gestor, sobre alguns pontos referentes à realização da festa: a relação dos artistas e bandas e seus cachês; quantas empresas privadas estão patrocinando o São João e qual a contribuição de cada uma delas; qual o valor dos recursos advindos da União.

Jô Oliveira (PCdoB), perguntou se na solicitação do vereador está incluído o pedido de quantidade de artistas locais na programação, pois nas redes sociais está convencionando chamar a festa pejorativamente de “Festa do Peão”, devido à ausência do gênero forró.

Anderson Almeida (PSB) também solicitou um aparte, ressaltando que é preciso saber se a empresa realizou o pagamento de impostos devido a instalação do camarote no ano anterior.

Pimentel Filho (PSB) disse que caso os pedidos não sejam respondidos, a CASA precisa entrar com pedido ao Ministério Público para solicitar as informações.

Bruno Faustino (PTB) solicitou ainda que seja incluído nos pedidos de informação do vereador, os serviços prestados na parte da limpeza, pois a Prefeitura continua ainda a pagar esses serviços, visto que deveria ser de responsabilidade da empresa.

Foto: Josenildo Costa

EMPRÉSTIMO
Anderson Almeida (PSB), falou sobre o empréstimo internacional, no valor de 52 milhões de dólares. E registrou o perigo da transação, visto que mesmo que o prefeito seja reeleito, a sua gestão não será a responsável pelo pagamento de nenhuma parcela do empréstimo.

O tema retornou à CASA pelo vereador, com solicitação para abertura de uma CPI, pois segundo ele, há suspeita de que os dados informados para aquisição de uma certidão que foi apresentada ao STN, não sejam os dados legais ou da maneira que deveria ser informado.

O vereador também mencionou que o Programa Saúde de Verdade também tem solicitação de CPI e que a ponte que está sendo construída entre o Parque do Povo e o Parque Evaldo Cruz, já tem um aditivo no valor que era destinado inicialmente.

Jô Oliveira (PCdoB) e Pimentel Filho (PSB) também falaram a respeito do empréstimo.

Foto: Josenildo Costa

RESPOSTA
Luciano Breno (PP), considera que trazer inverdades para a CASA não é positivo, se referindo à fala com relação à ponte que liga o Parque do Povo ao Parque Evaldo Cruz.

De acordo com o líder da situação, as obras são de revitalização do Parque Evaldo Cruz, com novos aparelhos, a reforma do museu, quadra, pista de skate e espaços para eventos. Também citou a revitalização do capitólio, a ampliação da avenida Floriano Peixoto, a abertura da Félix Araújo e a na rua paralela a Epaminondas, além de outras ruas no bairro da Zona Leste, com realização de saneamento, para em seguida implantar o calçamento.

Luciano ainda relembrou os bairros com 100% de iluminação, calçamento, abertura de policlínicas e revitalização de postos de saúde. O vereador convidou os vereadores para irem até o Parque Evaldo Cruz para realizar a fiscalização das obras.

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS E PROJETO DE LEI
Foram aprovados 40 requerimentos, de autoria de diversos vereadores, além do requerimento de urgência nº 1072 na Ordem do Dia, que considerou de urgência especial a tramitação do Projeto de Resolução nº 017/2024. O projeto dispõe sobre a regularização da Lei Municipal nº 8.906/2023, que trata da verba indenizatória de atividade parlamentar – VIAP, na Câmara Municipal de Campina Grande, PB. O projeto foi aprovado com unanimidade em primeira e segunda votação, sem discussão.

Minuto de silêncio:
O vereador Anderson Almeida solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma a José Correia Leal e Renally Sayonara (funcionária do ISEA) e moradora do Santa Rosa.

Napoleão Maracajá incluiu o nome de Beto Anel do Brejo (proprietário do Anel do Brejo).

Foto: Josenildo Costa

A 22ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta terça-feira (4) em formato híbrido foi presidida pelos vereadores Márcio Melo (PSD), Renan Maracajá (Republicanos) e Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB) e Jô Oliveira (PCdoB).

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quarta-feira (3), a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG