Foto: Divulgação/ASCOM

As famílias de Matheus Souto Maior, que morreu em fevereiro de 2022, e Thiago Rodrigues de Sales, falecido em abril de 2023, que em ambos os casos decidiram doar os órgãos de seus entes queridos, serão homenageadas durante uma sessão especial na Câmara Municipal de Campina Grande na próxima quarta-feira, 27, às 10h, em audiência pública alusiva ao Dia Nacional do Doador de Órgãos.

A solenidade ocorrerá no plenário da Câmara, atendendo a uma propositura do vereador Alexandre do Sindicato (UB), que é presidente da Comissão de Saúde da Casa e tem forte atuação em torno da pauta da doação de órgãos e tecidos.

Segundo ele, é de grande importância realizar a homenagem aos familiares que permitem a doação de órgãos dos seus parentes, tanto pelo reconhecimento em si que o ato representa quanto, sobretudo, porque esses exemplos ajudam a estimular outras famílias para que, superando a dor do momento, receios e preconceitos, também autorizem a doação.

“No Brasil, o índice de famílias que se recusam a liberar a doação dos órgãos dos seus entes queridos ainda é muito elevado. E realmente, não é fácil para alguém em um momento de tanta dor se deparar com um pedido desse tipo, mas é algo extremamente necessário e literalmente vital”, ponderou Alexandre. “Por isso, mais que uma homenagem a esses familiares, o objetivo da sessão é fomentar a doação”, completou.

Além dos vereadores, lideranças políticas e familiares de doadores, autoridades e especialistas também deverão participar da audiência pública.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria