Na noite da última quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Campina Grande, a cidade celebrou a entrega do Título de Cidadão Campinense aos ilustres irmãos, Dr. Anderson Sidney Almeida Bidô e Dr. Antonio Bidô Neto, em uma cerimônia marcada por reconhecimento e emoção, com a presença de familiares, amigos e autoridades. A honraria, concedida pelo vereador Renan Maracajá (Republicanos) com o apoio do então vereador Balduino Neto, foi unanimemente aprovada pelos representantes da do Poder Legislativo Municipal.

Em sua justificativa, o Vereador Renan Maracajá disse:

“(…) Hoje é um dia singular e de grande significado para Campina Grande. Uma cidade que floresce com seus talentos, suas mentes brilhantes e suas figuras exemplares. Estamos aqui reunidos para homenagear os mais novos filhos desta terra. Homens que escolheram Campina Grande como sua casa, mas que contribuem em forma e maneira extraordinária para o bem estar de nossa cidade. Com grande alegria e orgulho, levanto-me para expressar nossa gratidão aos irmãos Anderson Bidô e Antonio Bidô, cuja dedicação à saúde, à vida e ao bem comum não conhecem limites! Hoje, celebramos estes médicos exemplares.

(…) É com imensa satisfação que entrego o Título de Cidadania Campinense cuja aprovação, por unanimidade, reconhece os méritos e a contribuição significativa de dois grandes profissionais da saúde. Este é um testemunho do apreço e da admiração que a população de campina nutre por esses dignos cidadãos

No percurso da sua jornada, esses profissionais da saúde, cujos pilares são seus pais: Francisca Bidô e Luís Leite, ergueram uma trajetória de excelência e dedicação que se tornou um farol para todos nós. A família Bidô não apenas contribuiu para a saúde física da nossa comunidade, mas também para o fortalecimento do vínculo humano que é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Hoje, meus amigos, vocês se tornam parte integrante de Campina Grande, que acolhe e valoriza. Em nome de todos os campinenses, agradeço por suas dedicações, por seus serviços exemplares e por fazer campina grande um lugar melhor para todos nós. Que o dia de hoje fique marcado na lembrança de todos os familiares presentes. O dia em que os irmãos Bidô foram reconhecidos Cidadãos de Campina Grande. Parabéns, meus amigos, Deus os abençoe e muito obrigado!”. Finalizou Renan”

O Dr. Antonio Bidô Neto, residente em Campina Grande desde 2001, tem uma trajetória ímpar na área da saúde, com passagens pelo Hospital Dr. Edglay, SAMU e UPA 24 horas. Atualmente, exerce sua profissão nos hospitais Antônio Targino, HELP, além de atuar, exercendo um papel fundamental, como Coordenador Geral de Cirurgia no Hospital de Clínicas e Chefe da Cirurgia Geral no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Em seu pronunciamento, logo após receber a comenda, o Dr. Antonio Bidô disse:

“O que tenho para dizer, hoje, a todos presentes… A palavra que me define é gratidão! A Deus, por estar aqui; pelo reconhecimento dos serviços prestados; gratidão por essa linda homenagem, a qual recebi agora a pouco, e gratidão por poder reviver e compartilhar com vocês um pouco da minha história.

Antes de finalizar, quero deixar uma pequena estrofe do que acabamos de cantar do hino da nossa querida Campina Grande “venturosa Campina querida, ó cidade que amo e venero! O teu povo o progresso expande, és na terra o bem que mais quero!” Obrigado! Campina, pela honra de me fazer cidadão dessa terra que amo e decidi, e escolhi, para ser minha terra. Essa que me proporcionou tantas amizades maravilhosas e a qual venho construindo todos os dias. Obrigado! A todos vocês” Disse Dr. Antonio Bidô

Por sua vez, o Dr. Anderson Sidney Almeida Bidô, natural de Santana dos Garrotes, Atua como Diretor Técnico do Hospital de Clínicas de Campina Grande, trazendo sua expertise e dedicação para aprimorar a saúde dos campinenses.

Em sua fala, o Dr. Anderson Bidô destacou:

“Esse ano de 2023 considero o melhor ano dessa minha vida profissional, por ter alcançado alguns objetivos. O último, recentemente, de estar à frente como Diretor Técnico do Hospital de Clínicas de Campina Grande. Um hospital novo na cidade, mas que tem uma grandeza enorme. Hoje, o Hospital de Clínicas é uma realidade! Foi criado para atender os pacientes da covid-19, naquele momento, mas hoje se tornou o maior hospital de cirurgias eletivas do estado da Paraíba. É motivo de orgulho estar à frente desse serviço e tenho a oportunidade de trabalhar, ainda mais, por Campina.

Quem nos conhece de verdade sabe do amor e do quanto a gente ama estar nessa cidade. Agora, mais do que nunca, afirmo: a minha responsabilidade e a responsabilidade do meu irmão aumentam para que possamos trabalhar em prol de toda a Campina Grande e de todo aquele que necessita de uma saúde pública de qualidade; de uma forma humana… É esse o nosso objetivo! Trabalhar e fazer o bem sem olhar a quem. Muito obrigado, a cada um de vocês.”

A contribuição incansável dos irmãos Bidô no setor de saúde de Campina Grande tem sido reconhecida não apenas pelos cargos que ocupam, mas também pela dedicação e comprometimento com o bem-estar dos campinenses. Em um gesto de apreço à excelência profissional e ao impacto positivo que geram na comunidade, o Título de Cidadão Campinense representa a gratidão de uma cidade por dois profissionais exemplares, humanos cujo trabalho salva vidas e transforma a realidade daqueles que mais precisam”. Finalizou Dr. Anderson Bidô.