O vereador Janduy Ferreira (PSDB) subiu à tribuna nesta quarta-feira (04) para lembrar e comemorar o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), como também o Dia Mundial dos Animais. Esta data, duplamente significativa, trouxe à tona um apelo importante para a sociedade: reconhecer e homenagear aqueles que se dedicam diariamente em favor do bem estar social.

“A nossa preocupação é que, muitas vezes, passa despercebido, nesses dias importantes, as pessoas que contribuem verdadeiramente para o bem social. Os cuidadores, protetores dos animais merecem nosso respeito e devem ser lembrados e homenageados nesse dia. Assim como os profissionais que realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade, os incansáveis Agentes Comunitários de Saúde”. Destacou Janduy

Janduy Ferreira, conhecido por seu compromisso com a causa animal, enfatizou que os protetores dos animais e os Agentes Comunitários de Saúde merecem respeito e reconhecimento pelo ótimo trabalho prestado à comunidade.

Durante seu discurso, o vereador ressaltou a existência de leis favoráveis aos animais, mas lamentou que muitas delas não são aplicadas de forma mais efetiva e com mais celeridade pelos órgãos competentes. Janduy evidenciou a necessidade de estabelecer uma Delegacia Especializada em Crimes Ambientais no município.

“Muitas das vezes, não temos a quem recorrer para tratar de questões relacionadas a maus tratos de animais em nossa cidade. Infelizmente, muitos crimes acabam ficando sem resolução. Por isso, insistimos em solicitar ao Governo Estadual uma Delegacia Especializada em Crimes Ambientais. Temos a certeza de que com uma delegacia especializada, os crimes cometidos contra os animais iriam diminuir significativamente em Campina Grande” Disse

O vereador Janduy parabenizou o governo municipal pelos avanços em relação à causa animal, como a implantação do Castramóvel e outros serviços. Ele expressou sua confiança no executivo municipal, destacando a sensibilidade do prefeito Bruno Cunha Lima em relação à causa animal. Ressaltou que ainda é preciso avançar mais e firmou seu compromisso em continuar lutando por avanços em favor dos pets, como melhorias no Centro de Zoonoses e pela construção da Clínica Veterinária Municipal.

Janduy citou a Lei Federal número 13.426/2017, que responsabiliza os municípios pelo controle populacional de cães e gatos, mas criticou a falta de uma legislação federal abrangente para animais de grande porte, limitando a capacidade dos municípios de fornecer suporte adequado a esses animais.

Em seu discurso final, Ferreira parabenizou todas as pessoas dedicadas à proteção e defesa dos animais, destacando que elas merecem respeito e admiração por lutarem em prol daqueles que não podem se defender.

“Nós sabemos que existem pessoas com sensibilidade e dignidade que atuam com a proteção e defesa dos animais. Estas pessoas merecem todo o nosso respeito!” falou

Ele também lamentou que, no Dia Mundial dos Animais, o Brasil tenha apenas uma lei que beneficia animais de pequeno porte, como cães e gatos, deixando os demais sem amparo legal.