A Câmara Municipal de Campina Grande, através de propositura da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), realiza no dia 11 de abril, às 10h, uma Sessão Especial para entrega da Medalha Celso Furtado. A medalha foi criada através de projeto de resolução da Vereadora, e essa honraria vai homenagear pessoas e instituições que executam projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento econômico do município.
Esta será a primeira vez que a Medalha Celso Furtado será entregue e vai homenagear a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP; o Banco do Brasil; o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; a Articulação do Semiárido – ASA; o ex-Bispo da Diocese de Campina Grande,Dom Jaime Vieira Rocha; o Curso de Economia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB; a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE; o Assentamento Celso Furtado – Areia/PB e a Rede Ita, afiliada à TV Cultura em Campina Grande.

Para a vereadora Jô Oliveira, homenagear Celso Furtado, com a criação de uma medalha que leva seu nome, é reconhecer toda a sua contribuição para o desenvolvimento não apenas da região Nordeste, mas do país de uma forma geral.

“Celso Furtado foi um paraibano de grande destaque, economista, foi ministro da Cultura e do Planejamento e atuou em diversas áreas, foi o primeiro superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tem uma vasta biografia e muitos serviços prestados ao Brasil e em especial ao Nordeste. Celso foi sem dúvidas um grande pensador, que marcou o século XX”, disse a vereadora.

A sessão especial de entrega das medalhas Celso Furtado terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Campina Grande no youtube.com/camaracgoficial.