Em sessão especial, realizada na manhã desta quarta-feira (03), a Câmara Municipal de Campina Grande homenageou o trio de arquitetos formado por Carolina Nery Benevides Gadelha, Andreia Cardoso de Oliveira e Eric Roberto dos Santos, com a entrega de Moções de Aplausos.

Uma propositura da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), por conta dos prêmios internacionais recebidos por conta do projeto arquitetônico do HELP.

Os trabalhos foram presididos por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariado por Renan Maracajá (Republicanos).

JUSTIFICATIVA
A vereadora Jô Oliveira (PCdoB), antes de iniciar a sua justificativa parabenizou o vereador Pimentel Filho, por conta do seu aniversário.

Ela agradeceu aos estudantes da Unifacisa que participaram da sessão especial e destacou a importância de instituições comprometidas com a educação. O trio de arquitetos foi premiado internacionalmente com o Projeto HELP, que colocou Campina Grande no topo do mundo na área da arquitetura hospitalar.

A vereadora agradeceu a Felipe Reul, que hoje estava na Assembleia Legislativa. Agradeceu também a parceria com a Nutrição e Arquitetura com um projeto em São José da Mata, obrigada Unifacisa.

Dalton Gadelha, na Tribuna, falou em nome dos homenageados. Cumprimentou todos os convidados, disse que era uma honra retornar a Casa de Félix Araújo, a casa do povo e se sentir representado por cada vereador e vereadora.

Disse que o projeto HELP começou a ser consolidado com o reconhecimento da Fundação Pedro Américo como de utilidade pública.

Agradeceu em especial a Jô Oliveira, e destacou que ela é uma revelação da política dos últimos anos, Agradeceu a todos integrantes desta CASA.

Ele contou como foi iniciado o projeto do HELP. Pediu a sua filha e aos seus colegas para executarem, e ela disse que não faria, porque era grande demais. “Se você não fizer, não terá hospital. Ela aceitou o desafio e o trio ganhou duas premiações internacionais. Dei para ela o slogan ‘HELP, um hospital que nasce no futuro com compromisso humanitário”.

Fizeram a neuroarquitetura, se tem ala do SUS e filantropia, ala dos convênios. A oncologia é a mais moderna de todo o Brasil, e o hospital trata pessoas e não conta bancária.

Dalton falou da esposa e companheira há 40 anos, que foi acometida de câncer e dos dois anos de tratamento em São Paulo e da sua cura. Na época ela foi acompanhada pelo Dr. Ricardo, e hoje ele chefia o serviço de oncologia do HELP, o mais moderno do país, com atendimento igual para todos.

Homenagem ao Dr. Ricardo – chefia do serviço de oncologia, mais moderno do país

Falou ainda da sua felicidade de ter o trabalho reconhecido pela CMCG e como é bom para Campina Grande estar no topo da arquitetura mundial na área hospitalar.

Também destacou o trabalho da Câmara para a duplicação da BR-230 que será o marco divisor na história da cidade. “Contem com o HELP”.

Trabalho de duplicação da BR-230. Marco divisor na história. Contem com o Help.

O vereador Olimpio Oliveira (UNIÃO) entregou a moção de aplauso a direção da TV Itararé. Disse que o casal Gisele e Dalton marcaram Campina Grande com ações definitivas, e que o voto foi apresentado em 2020, pelo documento do Festival de Inverno de Campina Grande e parabenizou Jô Oliveira.

Fabiana Gomes (PSD) entregou a Moção de Aplausos para o empreendedor Dalton Gadelha. Reconheceu o HELP, com um dos maiores hospitais do Nordeste, e que ficou encantada quando visitou as dependências do hospital.

Eric Roberto dos Santos, agradeceu em nome das colegas a homenagem, ficamos felizes com o reconhecimento.

Eles participaram de duas premiações de arquitetura, uma promovida pela Comunidade de Arquitetos nos Estados Unidos, que ficou em primeiro lugar.

E na maior premiação de arquitetura do mundo, ficamos entre os 8 melhores projetos hospitalares do mundo.

Caroline Benevides Gadelha – “é uma honra estar aqui, honrar as pessoas e a cidade de Campina Grande pelo reconhecimento. Um momento ímpar, passamos sete anos para a construção do projeto. Sou grata pelo desafio do meu pai e somos capazes”.

Os vereadores Anderson Almeida, Rostand Paraíba, Saulo Noronha, Olímpio Oliveira, Renan Maracajá, Pimentel Filho, Dona Fátima, Eva Gouveia, Valéria Aragão, Dra. Carla, Fabiana Gomes e Alexandre Pereira, destacaram o dinamismo da família Gadelha e o respeito que tem pela cidade.

Marinaldo Cardoso parabenizar a Olímpio pela homenagem ao Grupo Itararé, a Fabiana Gomes e a Jô Oliveira.

“Esta CASA se orgulha muito pela sua presença e a gratidão do senhor reconhecer que o é produzido aqui. Agradeço o seu reconhecimento. Pediu aos arquitetos o projeto de uma passarela para entregar ao DNIT.

Dalton Gadelha agradeceu a sua sócia efetiva e afetiva há 40 anos, sua querida Gisele, ao time do ecossistema Facisa. “Agradeço o nosso time de coração. Nasci em Sousa e Gisele nasceu em Belo Horizonte e adotamos Campina Grande, como nossa terra. Renovo a minha gratidão a esta CASA, O HELP trabalha todo o dia e o dia inteiro”, finalizou.

COMPOSIÇÃO DA MESA
Chanceler da Unifacisa Dalton Gadelha; Gisele Bianca Nery Gadelha (Reitora da Unifacisa); Carolina Nery Benevides Gadelha; Andreia Cardoso de Oliveira e Eric Roberto dos Santos – arquitetos.

Minuto Silêncio
A vereadora Eva Gouveia solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma a Eunice de Oliveira.

Acompanhe nossos trabalhos ao vivo pela rádio e tv web (camaracg.pb.gov.br); facebook e youtube (camaracg oficial)

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quinta-feira (4), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.