Foto: Josenildo Costa

RETORNO DA VEREADORA VALÉRIA ARAGÃO

A vereadora Valéria Aragão (PTB) falou do seu retorno à Câmara Municipal, registrando agradecimentos ao Governo do Estado, pela confiança da sua gestão na Secretaria Executiva de Economia Solidária. ‘Estou de volta com muita honra e muito orgulho’, frisou.

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) deu as boas- vindas à vereadora, ressaltando que todos já têm conhecimento do trabalho realizado pela vereadora. Pimentel Filho (PSD), em nome dos vereadores da bancada de oposição, deu boas-vindas à vereadora. Bruno Faustino (PTB) agradeceu à vereadora ter lhe confiado o mandato, enquanto ele era suplente.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Foram eleitos os vereadores Renan Maracajá como primeiro secretário e Bruno Faustino como terceiro vice-presidente da mesa diretora. De acordo com o presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) já haviam quatro pedidos protocolados para ocupar as vacâncias da mesa diretora, no entanto, os vereadores Saulo Noronha e Márcio Melo retiraram seus pedidos para que os vereadores pudessem ocupar os cargos.

COMISSÕES PERMANENTES

Diante da abertura de vacâncias nas comissões, após saída de quatro vereadores, aconteceu a recomposição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Campina Grande para o término do exercício de 2023.

Comissão de Constituição, Justiça, Redação – Presidente Saulo Noronha, Secretário Anderson Almeida e Membro Pimentel Filho;

Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle – Presidente Saulo Germano, Secretário Dra. Carla e Membro Dona Fátima;

Comissão de Educação, Esporte e Turismo – Presidente Fabiana Gomes, Secretário Eva Gouveia e Membro Rostand Paraíba;

Comissão de Saúde e Bem Estar Social – Presidente Alexandre Pereira, Secretário Dra. Carla e Membro Hilmar Falcão;

Comissão Obras, Planejamento, Infraestrutura e Habitação – Presidente Janduy Ferreira, Secretário Aldo Cabral e Membro Renan Maracajá;

Comissão de Direitos Humanos, Direito do Consumidor do Contribuinte e Servidor Público – Presidente Anderson Almeida, Secretário Pr. Luciano Breno e Membro Jô Oliveira;

Comissão Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Convivência e Sustentabilidade do Semiárido – Presidente Saulo Noronha, Secretário Ivonete Ludgério e Membro Hilmar Falcão;

Comissão dos Direitos da Mulher, do Idoso, da Criança e do Adolescente – Presidente Jô Oliveira, Secretário Fabiana Gomes e Membro Eva Gouveia;

Comissão de Segurança Pública, Defesa Social e Prevenção às Drogas – Presidente Anderson Almeida, Secretário Olímpio Oliveira e Membro Fabiana Gomes;

Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana – Presidente Pr. Luciano, Secretário Hilmar Falcão e Membro Bruno Faustino;

Comissão de Agricultura e Pecuária – Presidente Ivonete Ludgério, Secretário Pimentel Filho e Membro Dona Fátima;

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – Presidente Marcio Melo, Secretário Janduy Ferreira e Membro Saulo Germano;

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática – Presidente Dona Fátima, Secretário Fabiana Gomes e Membro Alexandre Pereira;

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTO E MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA

O requerimento de urgência nº 5442/23, que considera de urgência especial a tramitação dos Projetos de Lei Ordinários 401, 402, 403/23, o Projeto de Lei Complementar nº 012/23 de autoria do Poder Executivo e os Projetos de Lei nº 408 e 414 de autoria do presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) e do vereador Rostand Paraíba (PP), respectivamente, foi aprovado por unanimidade.

VOTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS PROJETOS

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação, Saulo Noronha, emitiu parecer favorável, considerando a regularidade formal dos projetos de lei. Os projetos foram aprovados por unanimidade com destaques.

Foto: Josenildo Costa

O projeto 402/23, que dispõe sobre a instituição da política municipal de sementes crioulas e conservação da agrobiodiversidade, foi aprovado por unanimidade.

Jô Oliveira (PCdoB) ressaltou a importância de a matéria chegar à CASA, sobretudo por ter ouvido uma ferramenta que é importante para elaboração de políticas públicas para a cidade se referindo ao conselho de agricultura, que desde o meio do ano vem discutindo essa pauta para que chegasse até a votação. Além disso, a vereadora acrescentou que o projeto foi acatado pelo executivo em sua integralidade. Em seguida, Jô mencionou a importância do Banco de Sementes, sendo eles os responsáveis pela preservação da biodiversidade e que através do projeto se tem a possibilidade de garantir como política pública. Por fim, disse que há uma série de incentivos em ações como essa por parte do governo federal.

Foto: Josenildo Costa

O projeto nº 401/23 que desafeta da condição de bem público inalienável, autorizando a doação mediante contrapartida social para fins de construção de blocos/alas hospitalares no hospital Universitário Alcides Carneiro, no município de Campina Grande, também foi destaque dos vereadores.

O vereador Napoleão Maracajá (PT), pontuou que apesar de ter acontecido outras aprovações de concessões na CASA em que ele não concordou, desta vez, se faz o reconhecimento de que o Governo acerta.

Foto: Josenildo Costa

Jô oliveira (PCdoB) também falou sobre os embates em torno de pautas que envolvem doação de terrenos, mas que hoje o objetivo e o efeito que se tem para a cidade, sendo um espaço específico para o tratamento oncológico que a cidade precisa, é uma ação que tem o apoio da bancada e o apoio individual da vereadora.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) acrescentou que este é um projeto que por si só não carece de justificativa, diante do atendimento a uma demanda que é muito necessária em Campina Grande. Além disso, frisou que tudo o que se refere a atendimento oncológico precisa ter a aprovação. Em seguida, Olímpio disse que esta é a primeira vez que a bancada de oposição tem maioria e com grande espírito público vota favorável às matérias importantes para a cidade.

Alexandre Pereira (UNIÃO) fez observações relativas à instituição e disse que não se tem problema de ausência de recursos, mas de gestão. Nesse sentido, pediu que com a doação, o atendimento para a população, se cumpra na sua totalidade. Ele disse ainda que a diretoria é de outra cidade, não são residentes do município e não conhecem a realidade local. Por fim, o vereador votou favorável, apesar dessas pontuações, mas disse que é preciso uma reforma na gestão.

Saulo Noronha (SD) agradeceu o envio da propositura pelo prefeito Bruno, destacando a importância do projeto e também agradeceu a bancada de oposição que votou favoravelmente.

Foto: Josenildo Costa

Luciano Breno (PP) parabenizou o Prefeito pela sensibilidade diante da necessidade que se tem de ampliação de um serviço que é fundamental. Por outro lado, reforçou as falas do vereador Alexandre, concordando que é preciso que se tenha a responsabilidade de não ignorar as falhas de atendimento na instituição. Em seguida, o vereador ressaltou que esta é uma aprovação consensual e que terá aprovação unânime na CASA.

Pimentel Filho (PSD) disse que a CASA foi uma das mais críticas diante da postura do HU, mas que acima de tudo, existe o dever dos vereadores de ampliar esse atendimento e por isso, estão doando o terreno. Ele espera que o Hospital Universitário faça valer o esforço conjunto feito pelo Governo Federal, pelo Governo do Estado e do Município, além da Câmara Municipal que hoje aprova o projeto. De acordo com Pimentel, são 12 milhões enviados pelo Governo do Estado e destacou a importância da ação estadual.

Márcio Melo (PSD) registrou que o deputado federal Romero Rodrigues já se comprometeu em enviar emendas parlamentares para a área oncológica infantil no HU garantindo que o projeto seja realizado. O vereador ainda destacou o benefício do projeto para a saúde da cidade e que hoje a CASA se une para defender o direito da cidade.

Foto: Josenildo Costa

Presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) destacou o projeto, ressaltando que o tratamento de oncologia não traz benefícios apenas para a cidade de Campina Grande, mas, sobretudo para todo o compartimento da Borborema. Além disso, enfatizou a importância do HU para a cidade, destacando que a direção do HU estará recebendo recursos de Brasília, incluindo o apoio do deputado federal Romero Rodrigues e que os vereadores também estarão em busca de mais emendas para essa finalidade.

Ainda em destaque, o projeto nº 403/23 que dispõe sobre o incentivo por desempenho individual variável, a ser concedido aos profissionais da saúde bucal na atenção primária à saúde, com recursos advindos do Programa de Desempenho da Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde – APS, instituído pela portaria GM/MS n.º 960, de 17 de julho de 2023, também tiveram destaques.

Foto: Josenildo Costa

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) saudou inicialmente todos os cirurgiões bucais e auxiliares de saúde bucal presentes na Câmara Municipal de Campina Grande e agradeceu a todos os colegas pela inclusão do projeto na pauta.

A vereadora destacou a importância do projeto, mencionando que é balizado pela portaria de nº 960 diante da precariedade dos salários desses profissionais. Além disso, ela acrescentou que eles aguardam a atualização do projeto nº 1365 que trata do piso salarial, não só em Campina Grande, mas em todo o Brasil.

Nesse sentido, sobre o projeto 403/23 a vereadora disse que ele não traz apenas o incentivo e reconhecimento à categoria, mas que fortalece a atenção básica proporcionando atendimento mais eficaz à população, sendo Campina Grande a primeira cidade do estado que irá realizar o pagamento dessa gratificação.

Fabiana agradeceu ao secretário de saúde Dunga Jr. que junto ao prefeito Bruno Cunha Lima terem acatado o projeto e enviado para a Casa Legislativa, além disso, fez menção aos colabores para o desenvolvimento projeto, Tony Peixoto, Coordenador da Saúde Bucal e a professora e cirurgiã dentista, Joaquina Barbosa.

Jô Oliveira (PCdoB) acrescentou que a portaria é instituída pelo Ministério da Saúde, do governo Lula, que tem feito um esforço significativo para a adequação do orçamento defasado e, dessa forma, está repassando para os municípios. A vereadora também falou que a portaria prevê os níveis e os valores que podem ser acrescidos para a área da saúde bucal e o quanto isso fortalece a estratégia de saúde da família, pois muitas vezes os profissionais retiram do próprio salário para fazer acontecer determinadas ações.

Foto: Josenildo Costa

Napoleão Maracajá (PT) destacou que há méritos da gestão por ter trazido o projeto a votação, no entanto, fez uma observação relativa ao retroativo onde pontuou que não há clareza. Ele disse que dialogou com Tony Peixoto, o Coordenador de Saúde Bucal do Município e que segundo o coordenador, já existe um planejamento para esse pagamento, mas que o vereador quis deixar registrado. Em resposta, a vereadora Fabiana Gomes (PSD) fez a leitura do artigo 13, demonstrando que se tem na lei e que essa foi uma preocupação da vereadora.

Rostand PB (PP) falou sobre a importância da votação, mas disse que há postos de saúde que não possuem dentistas e que é importante fiscalizar a chegada desses profissionais.

Alexandre Pereira (UNIÃO) fez agradecimentos ao prefeito Bruno, ao secretário de saúde Dunga Jr., ao coordenador de saúde bucal do município Tony Peixoto e a vereadora Fabiana Gomes (PSD). Além disso, registrou a chegada do consultório odontológico no Bairro do Centenário e que muito em breve chegarão mais consultórios em toda a cidade. Por fim, parabenizou os profissionais, ressaltando que se faz justiça e que o município também faz o seu papel, dando sua contrapartida.

A Dra. Carla (PSC) disse que essa é uma luta que hoje está se concretizando, além da sua felicidade de sua primeira pauta ser a saúde bucal de Campina Grande. A vereadora também mencionou que essa luta se entende há tempos, mencionando a importância da atuação da professora Joaquina Barbosa e de Tony Peixoto. Por fim, disse que pode contar com ela, pois esta será uma pauta do seu mandato.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) frisou que este é um dia pedagógico, para que se entenda que votações de projetos relevantes acontecem no poder legislativo, transformando a perspectiva não só do profissional, mas daqueles que precisam dos profissionais. Nesse sentido, o vereador mencionou que esse é um passo para a valorização da categoria, pois é preciso que ele trabalhe com dignidade e tenha em suas mãos os instrumentos necessários para a saúde de Campina Grande.  Além disso, falou que neste momento a votação acontece com duas profissionais da odontologia como vereadoras da Casa e que hoje estão aqui para dizer, que estão ativas em defesa do interesse da classe.

Anderson Almeida (MDB) o vereador fez um pedido de realização de concurso público para a área de saúde bucal na cidade, destacando que o número dos profissionais é limitado e não consegue atender a população. O vereador ainda parabenizou o Governo Lula, pelo repasse das verbas federais e que da mesma forma se tenha esse compromisso, para também repassar as verbas que chegam para instituições como o Hospital da FAP. Por fim, Anderson disse que o prefeito ainda pode fazer um incentivo municipal.

Pimentel Filho (PSD) reforçou a fala do vereador Olimpio Oliveira que trata sobre a importância da Casa Legislativa.

PROJETO COMPLEMENTAR nº 12

Encerrando as discussões dos projetos, o PL Complementar nº 12 de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a instituição da indenização por trabalho excepcional e regulamenta o adicional de periculosidade dos Agentes de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande – STTP, também foi destaque.

Napoleão Maracajá (PT) registrou a importância do projeto, diante do importante trabalho realizado por esses profissionais. Além disso, pediu que o governo também avance na reformulação do PCCR, visto que a categoria só tem a progressão horizontal, ou seja, por tempo de serviço.

Jô Oliveira (PCdoB) pontuou a importância de momentos coletivos na construção de projetos, visto que quando se escuta as pessoas, a gestão municipal tem pouquíssimas chances de erro quando se traz uma propositura. A vereadora também reforçou a necessidade de atualização do PCCR e de outras categorias que também precisam, assim como a guarda municipal.

Anderson Almeida (MDB) parabenizou a categoria por essa conquista e disse que devem buscar esses profissionais para que eles possam se juntar à comissão permanente do servidor público da Câmara Municipal de Campina Grande e ao Sindicato, para construção do PCCR.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) também deixou registrada a sua felicidade por poder ter a oportunidade de votar em prol dos servidores públicos municipais, destacando a união da CASA para votação favorável. Além disso, fez menção ao que os trabalhadores enfrentam, correndo o risco de expor a sua integridade física, pelo bem da coletividade.

Foto: Josenildo Costa

Pimentel Filho (PSD) disse que essa é uma luta que se concretiza hoje com a votação e dessa forma, parabenizou a STTP, pela interação que foi feita em prol do projeto e da sua aprovação. O vereador encaminhou favoravelmente.

Luciano Breno (PP) disse que hoje os vereadores estão apenas reverenciando o que foi conquistado pelos agentes, que têm desempenhado uma grande luta, para que a categoria e instituição se fortaleçam. O vereador também encaminhou a bancada para votação favorável.

Marinaldo Cardoso (Republicanos) disse que antes mesmo de Vítor estar à frente da Superintendência, ele sempre buscou o diálogo, para que o projeto fosse aprovado quando chegasse à votação. Nesse sentido, ressaltou o mérito da categoria, da STTP e dos vereadores, para obter essa conquista.

Os projetos de Lei de nº 408 de autoria de Marinaldo Cardoso, que reconhece de utilidade pública a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Campina Grande e Região (A.A.P.I.C.G.R) e de nº 414 autoria do vereador Rostand Paraíba, que reconhece de utilidade pública a Associação da Fraternidade de Aliança Irmãos de Francisco, não tiveram destaques e foram aprovados por unanimidade.

A 119ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta terça-feira (5) presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada pelo vereador Alexandre Pereira (UNIÃO).

Acompanhe as sessões da Câmara acessando o portal www.camaracg.pb.gov.br, pelo canal no youtube CâmaraCG Oficial (https://www.youtube.com/@CamaraCGOficial).

DIVICOM/CMCG