Foto: Josenildo Costa

Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Campina Grande concedeu o Título de Cidadania Campinense à ilustre Ana Maria Sales Lins, Primeira-Dama do Estado. A honraria destaca a notável contribuição de indivíduos que, mesmo não nascidos na Rainha da Borborema, tem dedica de forma exemplar em prol do bem-estar da população local.

Natural de João Pessoa – PB, Ana Maria Sales Lins é uma mulher de múltiplos talentos e de profunda ligação com a Paraíba. Mãe de três filhos e avó de seis netos, sua trajetória é marcada por uma sólida formação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esta base educacional sólida tem sido a mola propulsora de sua atuação incansável na promoção de projetos e eventos que têm como objetivo estreitar os laços entre o governo e a população.

A concessão do Título de Cidadania Campinense à Ana Maria Sales Lins representa um ato de reconhecimento unânime por parte da comunidade e da Câmara Municipal. Sua dedicação incansável às causas sociais, culturais e sua presença constante no cenário local foram fatores preponderantes para esta distinção. Ao longo dos anos, Ana Maria tem demonstrado um comprometimento singular com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos campinenses.

Que este título seja não apenas um reconhecimento, mas também um estímulo para que Ana Maria Sales Lins continue a trilhar o caminho da dedicação à comunidade, inspirando a todos nós a construir uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com o bem comum.

AGRADECIMENTO
Ana Maria Lins, a homenageada expressou a sua profunda gratidão pelo título de cidadania campinense, agradecendo a Eva Gouveia, autora da propositura, e a todos os vereadores pela aprovação unânime.

Ela compartilhou sentimentos de emoção e gratidão, destacando a motivação e orgulho que Campina Grande desperta em seu coração. Mencionou a grandiosidade da cidade, conhecida pelo maior São João do mundo e pelo sucesso do maior Salão de Artesanato deste ano, que gerou emprego, renda e promoveu a autêntica arte paraibana e a riqueza cultural do estado.

Foto: Josenildo Costa

Ana ressaltou que Campina Grande é grande não apenas na economia e cultura, mas também na solidariedade, responsabilidade social e cidadania.

Falou sobre as ações em prol da APAE e do Instituto dos Cegos, onde suas vozes foram ouvidas e suas necessidades atendidas, promovendo mais dignidade, inclusão e respeito.

Destacou avanços na saúde, especialmente no Hospital de Clínicas, que agora oferece ortopedia para crianças com microcefalia. Enfatizou também o compromisso com a efetividade do SUS e o acesso à assistência de média e alta complexidade em todo o Estado.

Além disso, a primeira dama mencionou os investimentos significativos nos últimos quatro anos, incluindo mais de 1 bilhão de reais em obras estruturais, como o Centro de Convenções, que será um divisor de águas para eventos e negócios, e ações de assistência social, como o Centro de Atendimento ao Autista.

Finalizou enfatizando a construção do novo Hospital de Clínicas, que abrigará uma maternidade de alta complexidade para atender mães e bebês de toda a região. Ana Maria, expressou ainda a sua honra de contribuir ao lado de pessoas dedicadas à construção de uma Paraíba mais justa e inclusiva, reconhecendo ainda uma maior responsabilidade diante do título de cidadania de Campina Grande.

JUSTIFICATIVA DE PROPOSITURA
Eva Gouveia (PSD), expressou sua alegria na Casa Félix de Araújo e destacou a honra para Campina Grande, especialmente para as mulheres campinenses, ao oficializar o título de cidadania para Ana Maria Sales Lins, a Primeira Dama do Estado. Ela enfatizou que Ana Maria já era considerada filha de Campina no coração dos campinenses há muito tempo, reconhecendo o seu envolvimento nas conquistas da cidade.

Foto: Josenildo Costa

Eva ressaltou o papel fundamental de Ana Maria na defesa do artesanato paraibano, das políticas de proteção social, inclusão, garantia dos direitos das mulheres e sensibilidade com a primeira infância. Destacou que Ana Maria entra para a história da Paraíba não apenas como a esposa de um governador, mas como defensora dos mais necessitados, da cultura e do artesanato, principalmente de Campina Grande.

Através do gesto do título, a vereadora mencionou o abraço de uma Campina que come através do Programa ‘Tá na Mesa’, que salva vidas pelo Opera Paraíba, pela parceria com a FAP, a APAE e institutos, registrando a gratidão da Campina que está vendo o sonho do centro de convenções sair do papel, de uma cidade que reconhece a presença não apenas institucional do Governo do Estado, mas a presença do governador, do seu time, da sua família, nas lutas e nas conquistas. A vereadora testemunhou a disponibilidade de Ana Maria para ouvir e agir em prol da comunidade, elogiando sua sensibilidade e humanidade e afirmou que Campina abraça Ana Maria com gratidão.

Foto: Josenildo Costa

Composição da Mesa:
Ana Maria Sales Lins – Homenageada e Primeira Dama do Estado da Paraíba; João Paulo Freire – Secretário de Estado representando o Governo da Paraíba; Eliane Galdino – Prefeita de Pocinhos representando todos os prefeitos do estado da Paraíba; Desembargador Romero Marcelo – representando o Tribunal de Justiça da Paraíba; Zezinho Botafogo – Vereador representante da Câmara Municipal de João Pessoa; Camila Ribeiro – Primeira Dama do Estado da Paraíba; e Francisco Benevides Gadelha (Buega Gadelha) – Presidente da FIEP;

PARTICIPANTES
João Azevedo, Governador, enviou uma mensagem através de um audiovisual, enaltecendo a atuação dedicada de Ana Maria Sales Lins, sua esposa, no fortalecimento do artesanato e na promoção de políticas públicas de inclusão social. Destacou o impacto transformador que Ana teve na vida de muitas pessoas em Campina Grande e em todo o Estado. O Governador ainda ressaltou que testemunhou o compromisso de Ana com as causas sociais e com o artesanato paraibano, que alcançaram notoriedade nacional e internacional. Ele celebrou o sucesso do Salão do Artesanato de Campina Grande, o maior da história da cidade, tanto em vendas quanto em público.

João Azevedo falou sobre a sensibilidade de Ana Maria em diversas ações, como na APAE, no Instituto dos Cegos e no atendimento às crianças com microcefalia em Campina Grande. O momento da entrega do título de cidadania foi reconhecido como um tributo à dedicação de Ana e à melhoria do povo paraibano.

Por fim, ele expressou o seu agradecimento a Ana por abraçar a missão de melhorar as condições do Estado, tornando-o mais humano e justo para todos. Além disso, estendeu os seus agradecimentos à vereadora Eva Gouveia e a todos os vereadores pelo reconhecimento unânime, parabenizando Ana Maria Sales Lins pela conquista do título de cidadania campinense.

Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba, em uma transmissão audiovisual, cumprimentou a vereadora Eva Gouveia e todos os vereadores presentes. Ele destacou a relevância do título concedido a Ana Maria Sales Lins e expressou sua satisfação de testemunhar o trabalho significativo realizado por ela.

Lucas Ribeiro enfatizou o empenho e dedicação de Ana em pautas importantes, evidenciando o sucesso do maior Salão de Artesanato de Campina Grande ocorrido neste ano, atribuindo esse êxito à atuação de Ana Maria. Ele também mencionou a contribuição da primeira dama na concretização de projetos como o ginásio da APAE e do Instituto dos Cegos, que foram pedidos diretos dela. Além disso, referiu-se a um convênio assinado pelo Governador com o IPESP, relacionado ao atendimento de crianças com microcefalia, uma pauta considerada extremamente importante e que contou com a sensibilidade de Ana.

Enivaldo Ribeiro (Ex-prefeito de Campina Grande), destacou que enquanto campinense que ama Campina Grande, expressou que o título concedido a Ana Maria é mais do que merecido. Ele ressaltou que se ela não fosse quem representa, não estaria falando naquele momento. Enivaldo registrou o amor que Ana tem pela cidade e destacou todas as ações que ela desempenha como primeira dama. O orador mencionou a importância de conceder títulos a quem realmente faz pela cidade, enfatizando que Campina Grande só se torna grande quando recebe amor daqueles que a governam.

Foto: Josenildo Costa

João Paulo Freire, Secretário de Estado representando o Governo, começou sua fala celebrando não apenas o título de cidadania, mas também a nova relação entre Campina Grande e o governo do Estado.

O Dr. Jhony Bezerra, Secretário da Saúde, enfatizou que o título concedido a Ana Maria é extremamente merecido, destacando sua atuação em todo o Estado, especialmente em Campina Grande, com ações relevantes no âmbito social e no artesanato.

Rosália Lucas, secretária de turismo do Governo do Estado, parabenizou Eva pela sensibilidade demonstrada na iniciativa e destacou o acolhimento recebido na gestão, pois Ana Maria representa a sofisticação na simplicidade.

Foto: Josenildo Costa

Eliane Galdino, prefeita de Pocinhos, expressou sua honra em representar prefeitos e prefeitas que estão contribuindo para a reconstrução da Paraíba por meio das grandes ações do governador João Azevedo. Ela também veio representando Adriano Galdino, que não pôde estar presente, e expressou a sua felicidade em testemunhar uma homenagem tão merecida.

Lídia Moura, Secretária da Mulher da Paraíba, destacou ações e gestos realizados por Ana Maria, que talvez muitas pessoas desconhecem. Ela mencionou a iniciativa da “Patrulha Maria da Penha”, onde Ana Maria ofereceu seu amparo para as mulheres que realizam atendimentos de outras mulheres.

Zezinho Botafogo, vereador representante da Câmara Municipal de João Pessoa, expressou o seu reconhecimento pelo trabalho realizado pelo governo e pela família Azevedo. Em seus seis mandatos na CASA, destacou que nunca viu alguém tão comprometido com as pessoas.

Foto: Josenildo Costa

Camila Ribeiro, Segunda Dama do Governo da Paraíba, parabenizou o trabalho de Eva Gouveia e destacou a sensibilidade envolvida na entrega da honraria. Enfatizou que o reconhecimento não se dá apenas pelo papel de primeira dama, nem apenas pelo papel do governador, mas principalmente pelo trabalho desempenhado por Ana.

Jô Oliveira, (PCdoB), mencionou que o título de cidadania é concedido a Ana não apenas por ser a primeira dama do Estado, mas por todo o reconhecimento das pessoas em relação às suas ações. Ela relatou uma experiência durante uma atividade do orçamento democrático, onde surgiu a possibilidade de o IPESQ fazer o primeiro convênio com o governo do estado, sendo uma atuação da primeira dama e destacou a importância do atendimento à saúde e às mulheres, especialmente aquelas que dedicam suas vidas aos filhos com microcefalia.

Fabiana Gomes, (PSD), parabenizou Eva e os vereadores pela aprovação unânime do título de cidadania. Mesmo sem conhecê-la pessoalmente, reconheceu Ana como merecedora desse título. Destacou também a atuação de Ana, não apenas como esposa do governador e primeira dama, mas também nos bastidores como mulher, mãe, avó e dona de casa. A vereadora expressou o acolhimento e abraço de Campina Grande e seus habitantes a Ana, incentivando-a a voltar à cidade para contribuir com o trabalho em prol da comunidade, independentemente de partidos ou lados políticos, visando o benefício coletivo.

Foto: Josenildo Costa

Na manhã desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Campina Grande entregou o título de Cidadania Campinense à primeira dama do Estado, Ana Maria Sales Lins. Uma propositura da vereadora Eva Gouveia (PSD). Os trabalhos foram presididos por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariados pela vereadora Fabiana Gomes (PSD).

Presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), parabenizou Eva Gouveia pela brilhante iniciativa que permitiu que todos os vereadores apreciassem e votassem favoravelmente pela concessão do título de cidadania. Referenciando o Hino de Campina Grande, destacou que Campina é uma cidade de leais forasteiros, e a missão da Casa Legislativa é homenagear aqueles que contribuem para o bem da cidade. Observou que, com base nas falas apresentadas, fica evidente o merecimento e o reconhecimento à primeira dama do da Paraíba, e a Câmara Municipal se sente honrada pelo acontecimento do dia.

DIVICOM/CMCG