Na sessão da última quarta (17), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Janduy Ferreira (PSDB) trouxe à tona os graves problemas causados pelo grande volume de chuva que assolou a cidade no último domingo (14), resultando em alagamentos em várias áreas, especialmente nas regiões de risco.

“Foi um fenômeno da natureza que trouxe grandes perdas para algumas pessoas em áreas da cidade afetadas pela chuva intensa, com água alcançando até 1,5 metros de altura em algumas residências, resultando na destruição de bens materiais e no desespero de muitas famílias”, destacou o vereador.

Janduy expressou sua solidariedade às comunidades afetadas, enfatizando a impotência diante dos danos causados pelo fenômeno natural. Ele testemunhou pessoalmente o caos no bairro onde reside, Santa Cruz, onde carros foram arrastados pelas águas e famílias inteiras perderam seus pertences. No dia seguinte, Janduy mobilizou esforços para auxiliar os moradores, contatando órgãos do município como a Defesa Civil para prestar assistência.

O vereador ressaltou que está buscando ajuda junto às diversas secretarias municipais, como SEMAS e SESUMA, e destacou que em vez de procurar um culpado por prejuízos causados por um fenômeno natural, o certo é buscar ajudar as pessoas que perderam tudo nos alagamentos causados pelas intensas chuvas. Em seu discurso, Janduy alertou a população, como um todo, para a contribuição do descarte inadequado de lixo em córregos e esgotos, destacando que ações como estas acabam obstruindo galerias e agravando os alagamentos.

“Agora, estamos buscando, junto com as famílias, formas de minimizar os problemas, oferecendo assistência para recuperação de bens pessoais e provisão de alimentação, dada a perda dos alimentos devido às enchentes”, afirmou Janduy.

O vereador também expressou solidariedade às famílias do bairro das Malvinas, especialmente àquelas na rua José Moisés Medeiros Neto, próxima à parte baixa do canal de Bodócongo, que foram afetadas pelos alagamentos. Ele se comprometeu a acompanhar de perto a situação e a cobrar medidas para garantir que essas famílias não fiquem desamparadas diante da adversidade.

“Vimos muito lixo nas ruas sendo arrastado pelas águas, obstruindo as galerias e agravando os alagamentos em áreas de risco. É um fenômeno sem precedentes, e meu compromisso é estar ao lado dessas famílias, buscando soluções e amparo para enfrentar essa situação”, concluiu Janduy Ferreira.