Na manhã desta terça-feira (26), o vereador Janduy Ferreira (PSDB) utilizou a tribuna da Casa de Félix Araújo para prestar uma homenagem especial ao bairro das Malvinas, que completou 41 anos de existência no último sábado (23).

Em seu discurso, o vereador destacou a importância histórica e afetiva do bairro, relatando sua própria ligação com a comunidade. “Eu queria lembrar da história do nosso querido bairro das Malvinas. Eu não poderia deixar de fazer essa participação aqui na Tribuna sem falar da minha alegria em ter tido o privilégio de ser adotado pela mãe Malvinas, como chamamos, tanto eu como também todos os meus irmãos e familiares. Oito dos meus irmãos moram no bairro das Malvinas “, afirmou Janduy. ”

O bairro das Malvinas teve sua origem marcada por uma ocupação histórica em 23 de março de 1983, quando o conjunto habitacional Álvaro Gaudêncio, em Campina Grande, foi ocupado por moradores, resultando na ocupação de 3.050 casas naquele dia. “Foi uma ocupação necessária para as pessoas daquela época que não tinham moradia”, ressaltou o vereador.

Janduy Ferreira também enfatizou as lutas e conquistas dos moradores ao longo dos anos. “Esse foi um dia histórico. Nós temos relatos de moradores, de pessoas que falam com empolgação das lutas travadas para conseguirem um lar no bairro das Malvinas. No último sábado (23), o bairro das Malvinas completou 41 anos e nós lembramos, com muita alegria, de momentos importantes que foram vividos e vivenciados naquela comunidade”, destacou.

O vereador chegou ao bairro em 1993, dez anos após sua ocupação, e compartilhou suas experiências. “Cheguei com meus irmãos e nós temos uma lembrança muito clara do dia de nossa chegada. Tivemos um ótimo acolhimento por parte dos moradores, por isso fico muito feliz de fazer parte dessa história. De lá para cá, somam 31 anos de nossa vivência e convivência com os moradores”, relatou Janduy.

Além disso, o vereador fez questão de mencionar alguns nomes que contribuíram significativamente para o crescimento e desenvolvimento das Malvinas, como: Dona Francisca, Professora Maria da Guia, Jô Veículos, Professora Nazaré, Professora Mércia, Dorinha do Chico Mendes, Márcio Oliveira, João Sinésio, Beto da Geladeira, Walter Lopes e Carlos Delfino, da Rádio Lagar FM. Todos esses nomes foram lembrados como parte fundamental da história e da comunidade das Malvinas.

Por fim, Janduy destacou o poeta Adgelson Cavalcante, idealizador do hino das Malvinas, e propôs uma medalha de honra em reconhecimento pela contribuição do poeta para a história e identidade do bairro.